A Woolworths sucumbe às cinco forças Peixe e batata frita, baldinho e pá de plástico e bichinhos “wool and worth” estereótipos do lado barato e alegre da economia britânica. Infelizmente, para o casal de bichinhos, não é mais assim. Nós, britânicos, crescemos com a Woolworths ou Woolies íamos lá para comprar brinquedos e doces quando éramos crianças, discos, cassetes e CDs quando jovens, blusas baratas quando estudantes roupas infantis Ladybird e roupas para ir à escola quando nos tornamos pais, dávamos uns trocados para as crianças comprarem doces lá, e assim o ciclo se repetia. Sua filial em New Cross foi o local de um dos incidentes mais trágicos ocorridos em solo britânico durante a Segunda Guerra Mundial, quando foi atingida por um foguete V-2 alemão. No entanto a Woolies acabou. No ano em que iria comemorar seu 100º aniversário no Reino Unido, Ela Foi a falência. Ainda era uma grande força no comércio varejista britânica líder de mercado em doces número 2 em entretenimento ocupava a mesma posição em brinquedos, número 4 em itens para casa e número 5 em roupas infantis. Se o faturamento era superior a £2 bilhões, e era a oitava maior varejista do Reino Unido quanto final como poderia estar a venda por £1? Havia várias razões para isso. Entre elas: Uma abrupta desaceleração na demanda dos consumidores no início da crise de crédito.Os fornecedores passaram a exigir dinheiro antecipadamente.Lojas especializadas, como a Toys R Us, ganharam participação de mercado.Concorrentes diretos no setor de itens para casa como a Wilkinson, ganharam participação de mercado.Lojas de desconto, como a Poundland ganharam participação de mercado.Perdas significativas de participação em vendas no setor de entretenimento. A última razão é a de maior relevância para esta sessão. A concorrência no setor de varejo de entretenimento antes um segmento com altas margens, se intensificava ferozmente, em cada uma das cinco forças de Porter se opunha a empresas como a Woolworths veja a figura a seguir. O download de músicas engolia a parcela de CDS.A concorrência online, de nomes como Amazon.com, play.com e dvd.com, corroía as vendas de CDs e DVDs.As cadeias de supermercados ofereciam descontos esmagadores em CDs e DVDs que figuravam entre os sucessos de vendas.Lojas especializadas de entretenimento, como a HMV, eram obrigadas a adotar preços competitivos por causa das tendências mencionadas. Era a tempestade perfeita. Não foi apenas a Woolworths que entrou de cabeça na tempestade, mas também a Top Price, Zavvi e lojas independentes de música. Até mesmo a HMV foi obrigada a se reestruturar. A Woolies se tornou uma triste memória. |