25. Ponderação das economias de escala

A ferramenta

O tamanho é importante.
Uma ressalva: o tamanho é mais importante em determinados setores e menos em outros.
Outra ressalva: mesmo nos setores nos quais o tamanho é importante, os players pequenos podem sobreviver se forem ágeis.
Em geral, uma empresa que produza mil peças por dia normalmente tem custos mais elevados por unidade que uma que produza duas mil, e tem custos unitários ainda mais elevados que o líder de mercado, que produz 20 mil peças por dia – ver figura 25.1
Há quatro principais economias de escala na cadeia de valor.
  • Economias de compras – quanto maior produtor, maior a probabilidade de uma negociação dura com os fornecedores como produtores de aço, e de descontos por volume.
  • Economias técnicas – as máquinas necessárias para produzir 20 mil peças por dia provavelmente não são 20 vezes mais caras que as necessárias para produzir mil peças por dia.
  • Economias de eficiência – o processo de produção de 20000 peças por dia tende a ser mais automatizado, desde a manipulação de insumos, manufatura e produtos acabados, e com processos de negócios mais avançados ou simplificados por exemplo, em PED, que em uma fábrica pequena.
  • Economias de indivisibilidade – alguns itens estão fora do alcance de compra do pequeno produtor, seja um equipamento de última geração ou um anúncio em uma emissora nacional.
    As economias de escala se aplicam tanto a empresas de serviços quanto à manufatura, a empresas de pequeno porte e a globais.
    Imagine 2 salões de beleza concorrentes na principal rua de comércio de sua cidade. Um tem o dobro da quantidade de espaço do outro e atende, em média, a 80 clientes por dia, em comparação com o vizinho menor, que atende a 40. Eles são, portanto, igualmente produtivos e cobram preços semelhantes mas o salão maior tem custos menores com aluguel por clientes graças a um acordo com o proprietário do imóvel viva quando o salão se expandiu e passou a ocupar o dobro do espaço. O salão maior também paga custos mais baixos de marketing por cliente já que o espaço de publicidade nas páginas amarelas ou na revista do bairro custa o mesmo para os 2 salões, independentemente do número de clientes aos quais o anunciante atende.
    Multiplique o volume de negócios desse salão e por alguns milhões e o gasto com publicidade pela Guinness por exemplo, será bem inferior ao de uma cervejaria de nicho, como a Cobra veja o exemplo na seção 5.
    No entanto a Cobra sobrevive oferecendo um produto diferenciado a preço premium – veja as estratégias genéricas de Porter, ferramenta 45.

    Como usá-la

    Qual é a importância das economias de escala em seu setor? Existem economias de compra, de técnica, de eficiência ou de indivisibilidade?
    Na ferramenta 24, você atribuiu importância suficiente às economias de escala quando ponderou os fatores chave de sucesso relacionados com custo? Será que você deveria rever essa ponderação? Você conseguirá explorar futuras economias de escala em seu negócio à medida que ele cresce ver figura 25.27.


    Quando usá-la

    Use a quando as economias de escala forem importantes no seu setor e para o seu negócio.


    Quando ter cautela

    Lembre-se de que ela representa apenas um dos muitos fatores chave para o sucesso. A diferenciação pode ser o nome do seu jogo.
    VAUGHAN (2013, p. 98-100)

    Figura 25.1 Economias de escala

    Figura 25.2 Explorando as economias de escala

    Figura 2.1 O Princípio da Pirâmide: exemplo

    Fonte: VAUGHAN (2013, p. 70-71).

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