Imagine 2 salões de beleza concorrentes na principal rua de comércio de sua cidade. Um tem o dobro da quantidade de espaço do outro e atende, em média, a 80 clientes por dia, em comparação com o vizinho menor, que atende a 40. Eles são, portanto, igualmente produtivos e cobram preços semelhantes mas o salão maior tem custos menores com aluguel por clientes graças a um acordo com o proprietário do imóvel viva quando o salão se expandiu e passou a ocupar o dobro do espaço. O salão maior também paga custos mais baixos de marketing por cliente já que o espaço de publicidade nas páginas amarelas ou na revista do bairro custa o mesmo para os 2 salões, independentemente do número de clientes aos quais o anunciante atende.
Multiplique o volume de negócios desse salão e por alguns milhões e o gasto com publicidade pela Guinness por exemplo, será bem inferior ao de uma cervejaria de nicho, como a Cobra veja o exemplo na seção 5.
No entanto a Cobra sobrevive oferecendo um produto diferenciado a preço premium – veja as estratégias genéricas de Porter, ferramenta 45.
Como usá-la
Qual é a importância das economias de escala em seu setor? Existem economias de compra, de técnica, de eficiência ou de indivisibilidade?
Na ferramenta 24, você atribuiu importância suficiente às economias de escala quando ponderou os fatores chave de sucesso relacionados com custo? Será que você deveria rever essa ponderação? Você conseguirá explorar futuras economias de escala em seu negócio à medida que ele cresce ver figura 25.27.
Quando usá-la
Use a quando as economias de escala forem importantes no seu setor e para o seu negócio.
Quando ter cautela
Lembre-se de que ela representa apenas um dos muitos fatores chave para o sucesso. A diferenciação pode ser o nome do seu jogo.
VAUGHAN (2013, p. 98-100)
Figura 25.1 Economias de escala
Figura 25.2 Explorando as economias de escala
error: Conteúdo Protegido!!