Se sua empresa ou um de seus segmentos de produto mercado atende a um mercado grande e genérico, você pode usar a IED na previsão de demanda de mercado.
Se a renda medida pelo PIB, por exemplo, aumenta 3%, e a demanda por um bem aumenta 4,5%, este bem tem um IED de 1,5. Se outro bem só tem um aumento de demanda de 1%, a IED é 0,33.
Diferentes tipos de bens têm IEDs diferentes (ver figura 19.1):
Dance normais em IED positiva.Se uma IED for menor que 1, o bem será uma necessidade – a demanda não aumentará muito em épocas boas nem cairá muito em épocas ruins. Alguns exemplos são frutas e legumes frescos e até mesmo tabaco.Se uma IED for maior que 1, o bem será um bem superior – as pessoas o comprarão em grande quantidade nas épocas boas, mas reduzirão a compra em épocas ruins. Alguns exemplos são livros e refeições fora de casa.Se uma IED for maior que 2, o bem será um artigo de luxo – a demanda oscilará muito entre épocas boas e ruins. Alguns exemplos são carros esportivos, alta costura, restaurantes com estrelas Michelin, férias nas Seychelles.Se uma IED for próxima de zero, o bem será inelástico – a demanda não mudará muito em relação a mudanças na renda. Alguns exemplos são pão e feijão em lata.Se uma IED for menor que 0, o bem será um bem inferior – a demanda cairá em épocas boas e voltará a subir em momentos ruins. Os exemplos clássicos são a margarina de viagens de ônibus.Como usá-la
Se seu mercado representa um setor inteiro ou um subsetor, você pode encontrar uma estimativa de IED para ele na internet. Para prever a demanda do mercado, você deverá:
Extrair previsões econômicas de uma fonte respeitável (por exemplo o Tesouro, London Business School, ITEM).Multiplicar os dados pela elasticidade-renda da demanda.E pronto, você já tem uma previsão preliminar da demanda de mercado!
Quando usá-la
Use a quando o seu mercado ou segmento for suficientemente grande e homogéneo para que mereça a atenção de alguma instituição pública ou académica que calcule sua elasticidade renda da demanda.
Quando ter cautela
Você tem certeza de que sua empresa atende a todo esse mercado? Após o processo de segmentação de produto/mercado na ferramenta 1, os segmentos resultantes tendem a ser bastante específicos, tanto para um produto ou tipo de produto quanto para um grupo de consumidores/usuários finais, e não a um mercado inteiro. Talvez seja preciso rever sua segmentação.
VAUGHAN (2013, p. 73-74).
Figura 19.1
Elasticidade-renda da demandaerror: Conteúdo Protegido!!