21 – Métodos estatísticos de previsão de demanda

Figura 1.1 Segmentação-chave: exemplo

A ferramenta

Existem mentiras, mentiras deslavadas estatísticas, foram as famosas palavras de Mark Twain. Talvez, mas as ferramentas estatísticas básicas podem ajudar na previsão de demanda de mercado. As principais e mais simples são:
  • Projeção de tendências
  • Análise de regressão
  • Método barométrico (NBER)
  • Este livro não trata de teorias estatísticas; portanto, as ferramentas são descritas sucintamente a seguir.

    Como usá-las

    Projeção de tendências

    A projeção de tendências prevê o traçado de uma linha de melhor ajuste pelos pontos em um graf. O processo é descrito a seguir:

  • Estabeleça os dados da demanda de mercado para cada ano.
  • Coloque-os no papel milimetrado logaritmo, com o tempo no eixo XEA demanda no eixo y.
  • Trace visualmente uma linha de melhor ajuste pelos pontos.
  • Meça a inclinação da linha, que se igualará a taxa média anual de crescimento (percentual por ano).
    Essa é uma forma alternativa de obter as taxas compostas de crescimento pelas médias móveis da ferramenta 18. Qualquer método deve dar um resultado semelhante estimativa do crescimento histórico da demanda de mercado.
    Tenha muito cuidado ao ir um passo além, projeção de tendências. Ao continuar o traçado da linha e ver onde ele cruza usando os futuros sobre o eixo x, você terá os números de mercado de demanda para os próximos anos, mas eles podem não ter sentido algum como previsões. Eles supõem que a demanda Futura estará sujeita exatamente as mesmas influências do passado, o que costuma não ser verdade quanto final é muito melhor usar essa abordagem para encontrar as taxas históricas de crescimento e a abordagem HOOF (Ferramenta 17), de condutores de demanda de mudança e para previsões.
    Análise de regressão
    Esta é uma ferramenta estatística que pode ajudá-lo a compreender como a demanda do mercado, uma variável dependente, irá variar em relação a oscilação de uma variável independente, como o PIB ou produção do setor de engenharia. Veja o processo a seguir (ver a figura 21.1):
  • Estabeleça os dados da demanda de mercado para cada ano.
  • Defina a variável independente: por exemplo, o PIB para cada ano.
  • Coloque-os no papel: o PIB no eixo x e a demanda no eixo y.
  • Trace visualmente uma linha de melhor ajuste pelos pontos (para a regressão linear).
  • Meça a inclinação da linha (m) e a interseção (c) com o eixo y quando x = 0, e a relação entre a demanda e o PIB será a da equação-padrão y = mx + c.
  • Figura 21.1 Análise de Regressão

                                                                                                     ×        ×

                                                                                            ×     ×

                                                                                 ×         ×

                                                                   ×           ×       inclinação = m

                                                         ×          ×              

                                                 c

                                                                           Variável independente

    Mais uma vez é preciso tomar muito cuidado na utilização de análise de regressão para fins de previsão. A relação evidente do passado pode não se concretizar no futuro. Além disso, outros condutores não podem desempenhar um papel maior no futuro. Tal como acontece com a projeção de tendências, é mais seguro usar a análise de regressão para determinar a relação histórica embora seja puramente estatística e não ofereça qualquer prova de causalidade e abordagem h ó NF para previsão.

    Método barométrico (NBER)
    Esta é uma abordagem de previsão desenvolvida pelo nacional birô of Economic Research nos Estados Unidos. O método barométrico pode ser utilizado para prever a demanda de mercado na seguinte forma:
  • Identificar um conjunto de indicadores econômicos que influenciam a demanda no mercado.
  • Converter cada indicador em uma série temporal de índices relevantes.
  • Ponderar cada indicador segundo sua influência sobre a demanda do mercado.
  • Desenvolver o índice composto.
  • Acompanhar o desempenho desse índice composto no passado em relação a um índice de demanda passada no mercado.
  • Fazer a previsão do índice composto.
  • Derivar uma previsão da demanda no mercado.
  • O método barométrico também permite que o elemento tempo seja incorporado a equação. Os indicadores podem ser classificados como:
  • Líderes aqueles que vai variam à frente dos outros por exemplo, novas encomendas antes de vendas.
  • Coincidentes aqueles que variam no ritmo da atividade econômica.>
  • Atrasados aqueles que variam apenas após um período por exemplo, empréstimo de curto prazo após uma alteração da taxa de juros.
    O método barométrico é uma ferramenta mais refinada que a projeção de tendências ou a análise de regressão e incorporadora alguns benefícios da abordagem HUF, mas com algumas desvantagens:
  • Algumas pessoas acham difícil lidar com a matemática dos índices, quando mais compor delações, atrasos e sua combinação…
  • … Com pesos provavelmente diferentes ir, possivelmente, atrasos diferentes no futuro em comparação com o passado.
  • O mais importante é que muitos condutores não se traduzem facilmente em índices por exemplo, conscientização ou modismos.

    Quando usá-la

    Use métodos estatísticos quando você suspeitar de que a abordagem HOOF para previsão de demanda de mercado se beneficiaria de maior rigor, especialmente no cálculo das taxas passadas de crescimento.

    Quando ter cautela

    Como mencionado antes, tome cuidado para não supor, sem justificação especificada, que as tendências, regressões ou barômetros observados no passado se concretizarão no futuro. Talvez seja necessário combinar o método estatístico de sua escolha com a abordagem HOOF de pesquisa tem suas limitações.

    VAUGHAN (2013, p. 78-80).

    Figura 21.1 Análise de Regressão

    Fonte: VAUGHAN (2013, p. 62).

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