Se ignorássemos tudo o que aconteceu nos anos intermediários nesse período e considerássemos apenas o crescimento entre o ponto inicial de 2000 e o ponto final de 2007, teríamos um aumento global de 5,4%, ou crescimento composto de 0,75% ao ano.
Mas o ano 2000 foi o auge da explosão das empresas pontocom e, portanto, usar esse ano como ano base seria subestimar a tendência de crescimento na década de 2000. Da mesma forma, se tivéssemos usado o ano recessivo de 2002 como base, também queríamos produzido uma superestimativa. Portanto, traduzimos os dados anteriores em médias móveis de três anos – ou seja, a soma do número de cada ano mais o número do ano anterior mais o número do ano seguinte, dividido por três.
Essa prática tem o efeito de suavizar as flutuações anuais e permite enxergar um padrão mais Claro. Se tomarmos 2001 como ponto inicial e 2006 como o ponto final, temos um aumento global de 19%, ou uma média de 3,6% ao ano (ao longo de cinco anos suavizados, e não sete anos reais). A casa decimal sugere uma precisão ilegítima, mais uma conclusão de 3,5% ao ano, aproximadamente 0,5% ao ano (ou, em outras palavras, de 3% a 4% ao ano), parece refletir a tendência de crescimento na década de 2000 neste mercado.
Quando usá-la
Use-a quando os dados históricos sobre o tamanho do mercado revelarem altos e baixos ou um padrão irregular.
Quando ter cautela
Não basta calcular os números cegamente. Procure entender o que estava acontecendo em cada um dos anos para que esses números irregulares fossem gerados. Isso vai ajudá-lo a evitar armadilha de selecionar um ano de grande crescimento (ou de recessão) como ponto de partida e um ano de recessão (ou de crescimento) como ponto final.. Pegar períodos de crescimento a crescimento, recessão a recessão, média a média tende a gerar respostas semelhantes, mas misturá-los pode levar a graves enganos artifício muito estimado pelos políticos.
VAUGHAN (2013, p. 71-72).
Figura 18.1 Suavização com médias móveis: exemplo
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