18 – Suavização com médias móveis

A ferramenta

“A vida é uma montanha-russa, é preciso apenas entrar nela”, cantarolou Ronan Keating. Tal como acontece com a vida, talvez também aconteça com o mercado. Você precisa entrar nele.
Nos pontos em que os mercados têm oscilado, sem mostrar tendência consistente, tome cuidado com o passo H da abordagem HOOF de previsão de demanda, mostrado na ferramenta anterior.
A melhor maneira de lidar com a volatilidade do mercado é traçar um gráfico em papel logarítmico e uma linha que tenha melhor ajuste aos pontos.
Você, contudo, pode não gostar muito de gráficos, especialmente os logarítmicos. Uma alternativa simples e que não envolve gráficos é traduzir os dados em médias móveis. Isso permite que as flutuações anuais sejam suavizadas, o que facilita decifrar e calcular as taxas de tendência de crescimento.

Como usá-la

Pegue os dados sobre o mercado e siga os passos a seguir:
  • Observe a duração do ciclo selecione um período adequado para a suavização, geralmente de três anos.
  • Tire a média anual dos valores durante esse período para determinado ano se o ciclo for de três anos, tire uma média dos valores para este determinado ano, para o ano anterior e para o seguinte.
  • Calcule as taxas de crescimento compostas entre o início e o fim do período para definir a tendência.
    O exemplo da figura 18.1, extraído de um projeto que fiz alguns anos, pode ajudar.
    Se ignorássemos tudo o que aconteceu nos anos intermediários nesse período e considerássemos apenas o crescimento entre o ponto inicial de 2000 e o ponto final de 2007, teríamos um aumento global de 5,4%, ou crescimento composto de 0,75% ao ano.
    Mas o ano 2000 foi o auge da explosão das empresas pontocom e, portanto, usar esse ano como ano base seria subestimar a tendência de crescimento na década de 2000. Da mesma forma, se tivéssemos usado o ano recessivo de 2002 como base, também queríamos produzido uma superestimativa. Portanto, traduzimos os dados anteriores em médias móveis de três anos – ou seja, a soma do número de cada ano mais o número do ano anterior mais o número do ano seguinte, dividido por três.
    Essa prática tem o efeito de suavizar as flutuações anuais e permite enxergar um padrão mais Claro. Se tomarmos 2001 como ponto inicial e 2006 como o ponto final, temos um aumento global de 19%, ou uma média de 3,6% ao ano (ao longo de cinco anos suavizados, e não sete anos reais). A casa decimal sugere uma precisão ilegítima, mais uma conclusão de 3,5% ao ano, aproximadamente 0,5% ao ano (ou, em outras palavras, de 3% a 4% ao ano), parece refletir a tendência de crescimento na década de 2000 neste mercado.

    Quando usá-la

    Use-a quando os dados históricos sobre o tamanho do mercado revelarem altos e baixos ou um padrão irregular.

    Quando ter cautela

    Não basta calcular os números cegamente. Procure entender o que estava acontecendo em cada um dos anos para que esses números irregulares fossem gerados. Isso vai ajudá-lo a evitar armadilha de selecionar um ano de grande crescimento (ou de recessão) como ponto de partida e um ano de recessão (ou de crescimento) como ponto final.. Pegar períodos de crescimento a crescimento, recessão a recessão, média a média tende a gerar respostas semelhantes, mas misturá-los pode levar a graves enganos artifício muito estimado pelos políticos.

    VAUGHAN (2013, p. 71-72).

    Figura 18.1 Suavização com médias móveis: exemplo

    Fonte: VAUGHAN (2013, p. 62).

    error: Conteúdo Protegido!!