O tamanho importa.
Quando maior for sua empresa, mais fácil será encontrar dados sobre o tamanho do mercado. Existem inúmeras associações setoriais, e várias calculam a participação de mercado por conta própria o syriza um trabalho para empresas especializadas em pesquisa de mercado, que competem ferozmente entre si para pesquisar qualquer mercado no qual percebam a existência de um número suficiente de clientes que possam gerar lucro.
Já as PMEs pequenas e médias empresas não desfrutam de um tratamento tão atencioso por parte das empresas de pesquisa de mercado. Algumas recebem, e muitas vezes fico positivamente surpreso quando um cliente com faturamento de £10 a 20 milhões revela dados mensais sobre o mercado coletados para a empresa e sua meia dúzia de concorrentes por algum pesquisador de mercado empreendedor, muitas vezes, uma empresa com um único funcionário.
A maioria das PMEs não recebe tal tratamento. E elas não estão sozinhas. Uma empresa de médio porte que fatura mais de £100 milhões de libras pode muito bem ter a maior parte dos negócios abrangidos por relatórios de pesquisa de mercado, mas não necessariamente sobre aquele segmento estrela de negócios que fatura mais de £10 milhões de libras, com apenas dois concorrentes principais, e que cresce 15%/ano. Esse segmento pode ser ainda muito pequeno e ter poucos clientes potenciais para atrair a atenção de um pesquisador de mercado.
Primeiro, é necessário decidir o que você está procurando: o mercado a que você já atende ou seu mercado-alvo. A diferença pode ser enorme:</
A figura 16.1 é um exemplo das conclusões que podem ser deduzidas a partir do processo, adaptado do projeto com a empresa de engenharia com a qual trabalhei, mencionada anteriormente.
O faturamento da empresa neste segmento foi de cerca de £30 milhões de libras, de modo que o tamanho do mercado pode ser estimado em 585/100 × 30, ou cerca de £175 milhões de libras. A participação de mercado da empresa foi o de 17% (100/585), muito menor que os 25% que a administração havia citado antes do exercício de marketcrafting. Da mesma forma, a participação de mercado dos concorrentes do Extremo Oriente, grupo D, embora significativa, com 21%, não parece tão alta quanto a participação de 33%, citada com sensacionalismo na mídia especializada.
Quanto repetimos o exercício para estimar o tamanho do mercado há 3 anos, constatamos que o mercado tinha contraído significativamente durante a recessão pós crise de crédito, caindo em um terço ou cerca de 10% por ano. Enquanto isso, a participação dos concorrentes do Extremo Oriente tinha crescido enormemente, de 9% para 21%, enquanto os concorrentes nacionais tinham sofrido perdas correspondentes, incluindo o da empresa em questão, de 20% para 17%.
Use o marketcrafting ou outros métodos de dimensionamento de mercado sempre que você não tiver acesso a dados de terceiros e precisar dimensionar um tamanho de mercado a partir do zero.
Trate os resultados com cautela. Se seu marketcrafting sugere que a participação de mercado de um concorrente é de 25%, e você sabe que o diretor de vendas da empresa anunciou uma participação de 30% a 35% em uma feira recente, não descarte o que o diretor disse.
Dê outra olhada nos números. É possível que eles possam estar certos? Eles têm acesso a informações que você não tem? O que isso implicaria para sua participação ou para a de outros concorrentes? Os números são aproximados, bem aproximados. Mas são melhores que nada e raramente levam a enganos. (E serão úteis nas seções 4 e 5.)
VAUGHAN (2023 p. 60-63)