Qual é a pergunta-chave que você está tentando responder no processo de desenvolvimento de estratégia? Quais outras perguntas precisam de resposta, especialmente aquelas relativas a certos riscos que causam bastante preocupação ou trazem oportunidades estimulantes?
Esses riscos e oportunidades podem ser externos à empresa – a recessão econômica(ou, inversamente, recuperação econômica) ou um novo entrante (ou concorrente que sai)no mercado do Leste Europeu. Ou podem ser internos – como a perda(ou conquista)de um cliente-chave ou um concorrente que faça investidas para atrair seu diretor de vendas(ou vice-versa). Todas essas questões precisam ser levadas em conta na elaboração da estratégia. As principais serão avaliadas em relação à probabilidade de ocorrerem e seu impacto no valor caso isso aconteça(ver Seção 9). Contudo, você precisa abordar as questões-chaves logo no início do processo de desenvolvimento da estratégia, para garantir a realização das pesquisas e análises necessárias que respondam às questões mais importantes. Essas perguntas precisam estar contidas em um modelo estruturado: uma análise das questões-chaves.
Todas as consultorias de estratégia têm sua própria abordagem interna para realizar uma análise da questão-chave. Minha antiga consultoria usava uma excelente metodologia, adaptada em grande parte do trabalho sobre análise da questão-chave feito por Barbara Minto e seu Princípio da Pirâmide . Sua análise da questão-chave começa sempre pelo modelo S-C-Q, adaptado a seguir para fins de desenvolvimento de estratégia:
Depois de ter formulado um conjunto de três, quatro, cinco questões que precisam de respostas antes dessa questão-chave. Em seguida, você elabora um conjunto de questões de segundo nível que precisa responder antes de cada uma das questões de primeiro nível. E assim por diante, chegando talvez até um terceiro ou quarto nível, em alguns casos.
Você construiu uma pirâmide de perguntas com as seguintes características:
Aqui está um exemplo simplificado – ver figura 2.1
Observe que da ilustração consta apenas uma seleção de caixas, e a maioria dos ramos ficou pendente devido a limitações de espaço. Nesta análise da questão-chave, trabalhando de baixo para cima, as conclusões poderiam ser :
A pergunta-chave obriga-o a pensar no que você deseja obter do processo de desenvolvimento da estratégia. É a única pergunta que não tem resposta sim ou não!
As perguntas em todos os outros níveis exigem uma conclusão firme, sim ou não. É uma ferramenta poderosa.
No início do processo de desenvolvimento da estratégia, ele atende a três propósitos principais:
Não seja muito rígido na análise da questão-chave. Este é um exercício inicial de brainstorming. Nem todos os problemas serão identificados, alguns só se tornarão mais evidentes mai tarde. algumas questões poderão vir a ser não eventos. Reveja a análise periodicamente durante o processo de desenvolvimento de estratégia e acrescente, exclua ou altere as perguntas em cada nível, conforme apropriado. Porém, mantenha a estrutura da pirâmide.
VAUGHAN (2013, p. 16-19).
