Essa é uma forma alternativa de obter as taxas compostas de crescimento pelas médias móveis da ferramenta 18. Qualquer método deve dar um resultado semelhante estimativa do crescimento histórico da demanda de mercado.
Tenha muito cuidado ao ir um passo além, projeção de tendências. Ao continuar o traçado da linha e ver onde ele cruza usando os futuros sobre o eixo x, você terá os números de mercado de demanda para os próximos anos, mas eles podem não ter sentido algum como previsões. Eles supõem que a demanda Futura estará sujeita exatamente as mesmas influências do passado, o que costuma não ser verdade quanto final é muito melhor usar essa abordagem para encontrar as taxas históricas de crescimento e a abordagem HOOF (Ferramenta 17), de condutores de demanda de mudança e para previsões.
Análise de regressãoEsta é uma ferramenta estatística que pode ajudá-lo a compreender como a demanda do mercado, uma variável dependente, irá variar em relação a oscilação de uma variável independente, como o PIB ou produção do setor de engenharia. Veja o processo a seguir (ver a figura 21.1):
- Estabeleça os dados da demanda de mercado para cada ano.
- Defina a variável independente: por exemplo, o PIB para cada ano.
- Coloque-os no papel: o PIB no eixo x e a demanda no eixo y.
- Trace visualmente uma linha de melhor ajuste pelos pontos (para a regressão linear).
- Meça a inclinação da linha (m) e a interseção (c) com o eixo y quando x = 0, e a relação entre a demanda e o PIB será a da equação-padrão y = mx + c.
Mais uma vez é preciso tomar muito cuidado na utilização de análise de regressão para fins de previsão. A relação evidente do passado pode não se concretizar no futuro. Além disso, outros condutores não podem desempenhar um papel maior no futuro. Tal como acontece com a projeção de tendências, é mais seguro usar a análise de regressão para determinar a relação histórica embora seja puramente estatística e não ofereça qualquer prova de causalidade e abordagem h ó NF para previsão.
Método barométrico (NBER)Esta é uma abordagem de previsão desenvolvida pelo nacional birô of Economic Research nos Estados Unidos. O método barométrico pode ser utilizado para prever a demanda de mercado na seguinte forma: