34 - Benchmarking

A ferramenta

Benchmarking é uma abordagem sistemática para medir métricas chave nas operações, sistemas e processos de sua empresa em relação às melhores práticas estejam elas em seu segmento ou muitas vezes em outros. Próxima linha pode ser uma valiosa ferramenta na identificação de áreas os Fortes ou fracos em sua empresa para fins de desenvolvimento da estratégia.
O benchmarking foi desenvolvido no final de 1980, em resposta à crescente percepção de que as empresas ocidentais vinham sendo ultrapassadas por empresas do leste asiático em algumas áreas chave operacionais e não apenas em áreas bem conhecidas como compras Just-in-time mas até mesmo no atendimento ao cliente.

Como usá-la

Um pioneiro, Robert Camp identificou 4 fases e 10 etapas do processo de benchmarking (ver figura 34.1):
  1. Planejamento
  2. Identificar que parâmetros necessitam de benchmark
  3. Identificar empresas que possam fazer parte da corporação
  4. Estabelecer métodos de coleta de dados
  5. Análise
  6. Determinar a lacuna competitiva atual
  7. Projetar níveis de desempenho futuro
  8. Integração
  9. Comunicar os
  10. Estabelecer metas funcionais
  11. Ações
  12. Desenvolver planos de ação
  13. Monitorar o Progresso
  14. Recalibrar

A segunda fase de Camp é a fase essencial, composta por duas sub-etapas:

  • Identificar outros segmentos além do seu que utilizem processos diretamente comparáveis.
  • Identificar nesse segmento se no seu, em qualquer país, quem são os líderes os melhores nesses processos.
  • Camp foi engenheiro de logística da xerox Corporation, que perdia participação de mercado na década de 1980 por causa de deficiências em uma variedade de processos, em comparação com os japoneses. Ele estimulou os departamentos da empresa a encontrar a melhor prática onde fosse, incluindo a empresa de venda de roupas por catálogo , por sua L. L. Bean, por sua melhor prática no atendimento ao cliente.
    Outro exemplo de benchmarking pode ser encontrado no setor de aviação. Uma companhia aérea constatou que a manutenção de rotina nas aeronaves entre os voos que compreendia atividades como limpeza reabastecimento e verificação de pneus demorava demais e gerava despesas muito altas.
    O benchmarking revelou que a companhia aérea era mesmo a empresa mais eficiente na execução de tais procedimentos em seu negócio mas não tão eficiente como no automobilismo – que utiliza processos semelhantes nos boxes. A companhia aérea estudou minuciosamente  o processo de execução dos procedimentos nos boxes o adaptou ao seu processo e conseguiu reduzir significativamente os prazos de execução dos procedimentos nas aeronaves.

    Quando usá-la

    Use-a quando precisar detalhar determinados processos operacionais a fim de determinar sua posição competitiva, identificar a lacuna entre sua empresa e seus pares seja em seu segmento ou fora dele, e avaliar até que ponto você deve procurar reduzir essa lacuna no desenvolvimento da estratégia

    Quando ter cautela

    A ferramenta pode ter limitações ponto Robert Kaplan alertou sobre os perigos de ignorar o produto diferenciado conhecido pelo apoio interno ou por serviços compartilhados. O benchmarking funciona melhor com processos ou serviços commodities.
    VAUGHAN (2013, p. 126-128).
    Figura 34.1   Benchmarking
    Fonte: Adaptado de Robert C. Camp. Benchmarking: The Search for Industry Best Practices that lead to Superior Performance, ASQ Qua

    Fonte: VAUGHAN (2013, p. 76).

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