A inteligente vantagem competitiva da Cobra Beer Existem poucos segmentos mais maduros que o de alimentos e bebidas. É difícil para um novo entrante encontrar o nicho, pensam alguns. Mas de vez em quando aparece alguém oferecendo algo inteiramente novo e arrebata o mercado. A Innocent arrebatou o negócio de sucos frescos, Reggae Reggae arrebatou o negócio de molhos e a Pret A Manger, o de sanduíches. Mas a mais extraordinária de todos foi a incursão da Cobra Beer. A cerveja era um dos segmentos mais maduros do mercado quanto final o consumo de cerveja no Reino Unido vem caindo impiedosamente desde o final da década de 1970, com a queda de cerca de 1% ano no consumo per capita (em comparação com os 3%/ano de crescimento o consumo de vinho per capita), mas com a aceleração da taxa de declínio no final dos anos 2000, devido à boa aceitação dos refrigerantes alcoólicos. Enquanto isso a tradicional cerveja quente britânica acabou perdendo espaço para as do tipo lagers “geladas”, inicialmente importadas e posteriormente fabricadas no Reino Unido. Agora, o Reino Unido voltou a importá-las, enquanto cervejas “premium” de todo o mundo – Itália, México, Cingapura e Jamaica – clamam por espaço. Foi neste contexto que o estudante de direito Karan Bilimoria enxergou um nicho. Uma das peculiaridades dos ingleses é que, quando saem para comer, gostam de ir a restaurantes não britânicos (uma peculiaridade que diverte os franceses, espanhóis, italianos, chineses e tailandeses). Sua culinária favorita é indiana, e o prato mais popular, o frango tikka masala, não é sequer um prato indiano, mas criado na Grã-Bretanha. E para acompanhar a refeição indiana, eles gostam de tomar um copo de cerveja lager, pois a bebida gelada é percebida (erroneamente) como algo que ajuda a atenuar o sabor forte de um curry madras ou vindaloo. O problema é que a cerveja lager tem muito gás, o que traz duas desvantagens: causa erupções constrangedoras nos clientes e enche prematuramente o estômago. E assim surgiu a Cobra Beer – cerveja lager menos gasosa, direcionado especialmente para ser vendida em restaurantes indianos. Os donos de restaurante a estocavam com prazer – menos gás significa mais espaço no estômago para pedir um ou dois pratos a mais. Os frequentadores vão querer bebê-la, percebendo-a como uma cerveja que combina perfeitamente com um prato de curry. O nicho foi altamente promissor. Lançada em 1990, com uma cerveja de fabricação feita sob encomenda em Bangalore e cuja fabricação mudou posteriormente para o Reino Unido a cobra registrou vendas de mais de £125 milhões em 2012. Havia estoques da bebida em 90% dos 6 mil restaurantes indianos da Grã-Bretanha com a permissão para vender bebidas alcoólicas. Já o lucro líquido e fluxo de caixa tiveram um comportamento mais problemático – o excesso de alavancagem e a recessão econômica levaram Billimoria a vender o controle acionário da empresa para a cervejaria canadense Molson Coors em 2009. Mas a marca desfruta de grande sucesso. A cobra Beer criou uma vantagem competitiva sustentável. E se você for fazer uma refeição Indiana nesta noite, é bem provável que seja regada com uma cerveja Cobra. |