41 – Modelo 7S (McKinsey)      

A ferramenta

“Sempre vise Harmonia plena de pensamento, palavra e ação”, aconselhou o Mahatma Gandhi, que não era conhecido como consultor da McKinsey, mas que talvez fosse fonte de inspiração espiritual.

O modelo 7S da McKinsey postula que uma organização bem-sucedida deve ter sete elementos diferentes que trabalhem em harmonia.

Trata-se essencialmente de uma ferramenta de gestão de mudança ou implementação de estratégia mas que também pode ser utilizada na melhoria do desempenho. Na implementação, ela destaca o fato de que o desenvolvimento da estratégia é apenas um dos muitos elementos necessários para o sucesso. O modelo específica outros seis elementos – estrutura, sistemas, competência SLA funcionários, estilo e valores compartilhados.

Na análise de lacunas, assim como na melhoria do desempenho, é bom lembrar que talvez seja necessário olhar além da visível lacuna entre as capacidades de sua empresa e as do player ideal fonte final existe também uma lacuna na estrutura organizacional em seu negócio? O player ideal teria uma configuração diferente de funcionários? Seus valores compartilhados são consistentes com uma empresa vencedora?

Como usá-la

O modelo 7S é, em essência, um conjunto de três elementos” hard” e quatro elementos “soft” (ver Figura 41.1), da seguinte forma:

  • Elementos hard
  • Estratégia – como desenvolvida neste livro.
  • Estrutura – quem se reporta a quem, em qual estrutura organizacional.
  • Sistemas – TI e outros sistemas e processos.
  • Elementos soft
  • Competências – a competência efetivo dos funcionários e seus processos.
  • Funcionários – o histórico de formação educacional, treinamento e experiência dos funcionários.

  • Estilo – o estilo de liderança e cultura colaborativa.

  • valores compartilhados (ou “objetivos subordinados”) – o que a organização representa, sua razão de existir.

O modelo considera os valores compartilhados a pedra angular dos sete elementos estratégia, funcionários, estilo etc. São todos influenciados e, em última análise, determinados pelos valores compartilhados da organização.

Algumas perguntas essenciais seriam, por exemplo:

  • estratégia – como sua estratégia se distingue da estratégia do player ideal?
  • Estrutura – sua estrutura organizacional apoiará a implementação de sua estratégia da mesma forma que a estrutura do player ideal faria?
  • Sistemas – seus sistemas estão alinhados a sua estratégia ou os sistemas do player ideal aumentariam as chances de implementá-la?
  • Competências – você tem as competências certas para implementar sua estratégia, e em que medida elas diferem das do player ideal?
  • Funcionários – você tem funcionários com a capacidade e talento adequados para implementar sua estratégia e quais seriam os níveis de capacidade e talento dos funcionários do player ideal?
  • Estilo – seu estilo de liderança é compatível com a implementação da estratégia da mesma forma que para o player ideal?
  • Valores compartilhados – os valores de sua empresa são consistentes com a implementação da estratégia da mesma forma que seriam no caso do player ideal?
  • Todos – em que medida as respostas a essas perguntas são interdependentes – como elas estão interligadas?

Quando usá-la

Quando você precisar ter certeza de que levou todos os fatores em consideração para identificar e preencher a lacuna de estratégia – tanto para elementos hard quanto para os soft.

Quando ter cautela

O modelo é eficaz para fazer as perguntas certas, mas menos eficaz para respondê-las. é mais fácil mudar estratégias que a cultura organizacional, os valores e as pessoas.

VAUGHAN (2013, p. 157/159).

Figura 41.1  O Modelo 7S

 

Fonte: VAUGHAN (2013, p. 76).

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