38 – Definição do perfil do player ideal

A ferramenta

Como seria a perfeição no seu negócio? Talvez não seja a sua empresa ou talvez você não queira que ela seja perfeita. Mas pode ser um bom exercício pensar como seria este concorrente ideal daqui a três ou cinco anos.
Você implantou a ferramenta 36, reforçada pela 37, e decidiu em qual segmento de produto/mercado irá concorrer nos próximos 5 anos. Nesta ferramenta e na próxima, você definirá até que ponto deseja concorrer nesses segmentos.
Primeiro, você criará o perfil do player ideal.

Como usá-la

Este processo tem 3 estágios diferentes (ver figura 38.1):
  • Antever cenários futuros.
  • Avaliar os principais fatores de sucesso em cada cenário.
  • Identificar capacidades comuns.
  • Esta ferramenta ajuda a prever o mercado futuro e os players que estarão nele. Ela sugere que você construa cenários sobre o futuro e considere quais seriam as capacidades do player ideal em cada cenário ver a ferramenta 44 para mais detalhes sobre o planejamento de cenários. Em seguida você pode deduzir que capacidades são comuns a esses players em todos ou na maioria dos cenários. Estas capacidades poderiam ser seus alvos mínimos de capacidades, a serem almejados na ferramenta 39.
    Antever cenários futuros
    Aqui você precisa imaginar o futuro do seu mercado. Ele será mais competitivo? Os clientes terão expectativas diferentes? Os players precisarão desenvolver capacidades diferentes?
    Um brainstorming pode ajudar a responder a essas perguntas. Pense de forma um pouco mais criativa e lateral do que se costume (como nas seções 3 a 5) – ver ferramenta 43. Você precisa ir além do que já conhece para estimular o funcionamento do lado direito do cérebro.
    Procure desenvolver uma série de cenários sobre o que pode acontecer no seu mercado. Ouse ir além dos mais prováveis – você já sabe quais serão. Pense nos menos esperados, mas que ainda têm boa probabilidade de ocorrer. Mantenha distância de resultados fantásticos, com remotas chances de acontecer. Atenha se a cenários realmente viáveis.
    Aplicar o teste da razoabilidade.” É razoável supor que tal resultado poderia ocorrer durante os próximos cinco anos? Claro que pode ter menor probabilidade de acontecer que outros, mas olhando em retrospecto daqui a cinco anos você ficaria surpreso se ele realmente acontecesse?”
    Concentre-se em dois a quatro cenários. Atribua um nome a cada um, algo que dê vida ao cenário.
    Avalie os KSFs em cada cenário.
    Você avaliou os fatores chave de sucesso KSFs necessários para atender às necessidades dos clientes na Ferramenta 24. Agora você deve considerar que KSFs são necessários para atender a futuras necessidades de clientes que tenham eventualmente mudado, em cada um dos cenários que você imaginou.
    Alguns KSFs podem se tornar mais importante em um cenário e ter maior ponderação, portanto. O contrário pode se aplicar a outros KSFs. Alguns KSFs podem se tornar mais importantes em um cenário mas menos em outro. Outros podem ser novos.
    Defina os KSFs antigos, novos e com nova ponderação para cada cenário. O player ideal nesse cenário será a empresa com a maior classificação possível em relação a cada um dos KSFs.
    Faça o mesmo para cada um dos dois a quatro cenários que você cogitou no exercício de brainstorming.
    Identificar capacidades comuns
    A etapa final para prever como será o player ideal é investigar quais capacidades são comuns em cada cenário.
    Algumas serão pertinentes para apenas um cenário, enquanto outras o serão para mais de um Ponto Final uma ou duas podem se aplicar a todos os cenários.
    Não se esqueça do seu cenário original e mais provável, os KSFs desenvolvidos na Ferramenta 24. Aqueles identificados E ponderados permanecem os mais importantes uma vez que são os únicos com a maior probabilidade de ser necessários. Os  KSFs Que você está adicionando agora ou repensando podem ser apenas a cereja no bolo.
    A falta de pontos em comum não significa necessariamente que KSFs isolados não sejam importantes, mas que, na próxima ferramenta você pode optar por não levar um KSF específico em conta. Você não terá tempo ou recursos para se preparar para todas as eventualidades. Será preciso fazer escolhas, formular uma estratégia e segui-la.
    Se um ou dois KSFs forem comuns a maioria ou até mesmo a todos os cenários, eles podem se tornar capacidades-alvo sobre as quais definir onde você quer chegar.
    Você está definindo a imagem do player ideal em seu mercado para os próximos anos final na ferramenta seguinte você irá avaliar até que ponto deve se dedicar a adquirir as capacidades do player ideal.

    Quando usá-la

    Sempre, embora o brainstorming seja opcional.

    Quando ter cautela

    Tenha o cuidado de manter os pés no chão. As seções de brainstorming precisam de um direcionamento claro, ocorreram o grande risco de se aventurar pelo reino da fantasia. Os cenários devem ser plausíveis. Não faz sentido considerar os KSFs necessários para um cenário com chance desprezível de acontecer – embora seja inteligente refletir sobre como sua empresa sobreviveria a um evento “Cisne Negro” (ver Ferramenta 87).
    VAUGHAN (2013, p. 145/147).

    Figura 38.1

    Fonte: VAUGHAN (2013, p. 70-71).

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