Algumas serão pertinentes para apenas um cenário, enquanto outras o serão para mais de um Ponto Final uma ou duas podem se aplicar a todos os cenários.
Não se esqueça do seu cenário original e mais provável, os KSFs desenvolvidos na Ferramenta 24. Aqueles identificados E ponderados permanecem os mais importantes uma vez que são os únicos
com a maior probabilidade de ser necessários. Os KSFs Que você está adicionando agora ou repensando podem ser apenas a cereja no bolo.
A falta de pontos em comum não significa necessariamente que KSFs isolados não sejam importantes, mas que, na próxima ferramenta você pode optar por não levar um KSF específico em conta. Você não terá tempo ou recursos para se preparar para todas as eventualidades. Será preciso fazer escolhas, formular uma estratégia e segui-la.
Se um ou dois KSFs forem comuns a maioria ou até mesmo a todos os cenários, eles podem se tornar capacidades-alvo sobre as quais definir onde você quer chegar.
Você está definindo a imagem do player ideal em seu mercado para os próximos anos final na ferramenta seguinte você irá avaliar até que ponto deve se dedicar a adquirir as capacidades do player ideal.
Quando usá-la
Sempre, embora o brainstorming seja opcional.
Quando ter cautela
Tenha o cuidado de manter os pés no chão. As seções de brainstorming precisam de um direcionamento claro, ocorreram o grande risco de se aventurar pelo reino da fantasia. Os cenários devem ser plausíveis. Não faz sentido considerar os KSFs necessários para um cenário com chance desprezível de acontecer – embora seja inteligente refletir sobre como sua empresa sobreviveria a um evento “Cisne Negro” (ver Ferramenta 87).
VAUGHAN (2013, p. 145/147).
Figura 38.1
error: Conteúdo Protegido!!