A que grau de perfeição você deve procurar chegar?
Na ferramenta anterior, você imaginou como seria o player ideal do mercado no prazo de três a cinco anos. Você identificou as capacidades necessárias para competir com sucesso no futuro.
Esta ferramenta identifica a diferença entre as capacidades de sua empresa agora e aquelas a que você aspira. Ela lhe pede para reconsiderar onde você pretende estar enquanto final você tem certeza de que definiu metas suficientemente desafiadoras?
Você deve almejar chegar além e fazer planos mais ambiciosos? Você deveria almejar ser o player ideal para seu tipo de serviço? Você deveria “chutar para o gol”?
Em seguida, você revê avaliação sobre a posição competitiva feita na Seção 5 à luz dos cenários que você desenvolveu e dos novos objetivos identifica o déficit entre os recursos atuais e aqueles a que você aspira.
Essa é a diferença de capacidade. Mais tarde você selecionará uma estratégia para vencer essa diferença (Seção 7).
Há três etapas para solucionar a lacuna de capacidades:
A Komatsu mira no gato Existe uma crença popular de que o nome komatsu tem um significado sinistro pode sinal de forma alguma a empresa recebeu seu nome em homenagem à cidade de onde surgiu e tem um encantador significado: “pequeno pinheiro”.Mas havia pouca dúvida das intenções do banner exibido com destaque nos primeiros almoxarifados na komatsu nos Estados Unidos. A tradução literal era “cercar o gato”, mas se tornou popularmente conhecida como “matar o gato”. sem conhecer ou se preocupar com a intenção estratégica do novo adversário, um banner na fábrica da Caterpillar trazia a mensagem: “pense com segurança”. Esse é um clássico exemplo de uma empresa que Visa a lacuna estratégica. Claro que muitas outras empresas têm feito o mesmo ao longo dos anos. Pense na relação do Tesco com os alimentos – De um sinônimo de produto barato e divertido na minha Juventude para o líder de varejo de qualidade e de marca própria na década de 2000. ou na Samsung, alternativa barata, mas é riscada, para os eletrônicos japoneses na década de 1990, e hoje líder mundial em telefones celulares. Mas poucas empresas visarão a lacuna estratégica com tanta precisão e emoção como a Komatsu.A origem da komatsu remonta à produção De equipamentos militares, mas, no boom de reconstrução após a Segunda Guerra Mundial, ela voltou o enfoque para as escavadeiras sim finalidade militar logo se tornou líder de mercado no Japão. Tal como os colegas japoneses que produzem motocicletas e automóveis, suas ambições logo se estenderam por todo o pacífico. A Komatsu percebeu que os produtos japoneses do pós-guerra eram considerados pelos ocidentais de má qualidade baixa durabilidade e confiabilidade. A Fase I Se referiu à melhoria da qualidade da produção, de modo que cada escavadeira komatsu enviada para os Estados Unidos acabaria se provando tão confiável quanto uma Caterpillar. os produtos continuariam a ter desconto, mas com o tempo, a impressão de produto barato, mas de baixa qualidade, acabaria mudando para uma percepção de produto com a mesma qualidade a preços competitivos.A Fase II, Que contempla um longo período, representaria a diminuição da lacuna no desenvolvimento de produtos – levar o produto ao mercado mais rapidamente e competir com a Caterpillar em inovação, e também em qualidade.Em meados da década de 1980, a komatsu tinha conquistado 15% do mercado americano e adquirido a Dresser, para agregar manufatura a distribuição, Bem perto da concorrente Caterpillar, que reagiu por meio de um programa de controle total da qualidade redução de custos e fortalecimento da rede de concessionárias, e recuperou parte da participação perdida.Porém, a komatsu tinha visado a lacuna estratégica e vencido-a. Ela se tornou e continua sendo o segundo maior fabricante de equipamentos de construção do mundo. O gato perdeu algumas vidas, mas continua líder de mercado. |
Figura 39.1 chutando para o gol
Figura 39.2 Reposiciona