40 – Matriz de condição estratégica (Arthur D. Little)
A ferramenta
“A idade é um preço muito alto a pagar pela maturidade”, lamentou Tom Stoppard. Qual é o grau de maturidade seu negócio?
A matriz de condição estratégica foi desenvolvida por meus ex colegas de faculdade da consultoria de gestão e tecnologia Arthur D.Little, No final da década de 1970. Ela examina a posição competitiva do ponto de vista da maturidade do setor e continua sendo uma ferramenta que gera insights.
Como usá-la
O eixo x é a posição competitiva, o mesmo da Matriz de atratividade/posicionamento. No entanto o eixo y não representa ato atividade de mercado, conceito composto, mas um Se eu disser do amor de Deus.
A maturidade do setor é classificada em quatro etapas (ver Figura 40.1).
Embrionária – rápido crescimento do mercado, pouca concorrência nova tecnologia alto investimento e preços elevados.
Em crescimento – crescimento acelerado e poucos concorrentes.
Madura – crescimento desacelerado participação de mercado estável e muitos concorrentes.
Em processo de envelhecimento – crescimento do mercado em declínio participação de mercado volátil e alguns concorrentes consolidando-se ou saindo.
Depois de ter determinado a maturidade do setor para cada um de seus segmentos de produto/mercado, agora você pode inserir cada um na Matriz de condição estratégica – e a partir disso, pode tirar as seguintes conclusões:
Se você estiver bem colocado em um segmento embrionário em crescimento, invista.
Se você estiver mal colocado em um segmento embrionário ou em crescimento, invista pesado para obter pelo menos a paridade competitiva ou saia do segmento.
Se você estiver bem posicionado em um segmento Maduro ou em processo de envelhecimento faça reinvestimentos seletivos para manter a posição e faça a colheita.
Posicionado em um segmento Maduro ou em processo de envelhecimento, saia dele – seja por meio de desinvestimento ou encerramento da atividade.
A Figura 40.2 segue com o exemplo usado anteriormente nas ferramentas 36 e 39. Neste caso, você deve considerar:
Fazer a colheita em A
Promover maior diferenciação em C
Preparar para saída em B
Investir em D
Entrar em E com mais diferenciação
Você deve se esforçar para ter uma posição equilibrada na Matriz de condição estratégica:
não ter segmentos em excesso nas colunas “Maduro” ou “em processo de envelhecimento”, não ter segmentos em excesso nas colunas “embrionário” ou “em crescimento”. É necessário ter um equilíbrio.
No caso da Figura 40.2, temos um equilíbrio razoável – uma combinação de oportunidades de colheita, desinvestimento e investimento.
Quando usá-la
Use esta ferramenta quando seus segmentos estiverem em fases diferentes dos ciclos de vida dos produtos. Ela trará uma nova perspectiva à matriz de atratividade/posicionamento.
Quando ter cautela
Esta ferramenta costuma ser mais usada em estratégia empresarial que em estratégia de negócios. A maturidade do setor no eixo y é percebida como um conceito mais relacionado com o negócio que há um segmento de produto/mercado.
No entanto, o mesmo argumento pode ser aplicado às matrizes de atratividade/ posicionamento e crescimento/participação. Mesmo assim, as ferramentas mencionadas, e esta em questão, trazem informações úteis no nível da estratégia de negócios.
Você talvez esteja no negócio de conversão de alumínio, que costuma estar na fase madura, principalmente no que se refere ao fornecimento de peças para os setores automobilístico e de engenharia geral. Se seu negócio for um entre uma dúzia de empresas parcialmente relacionadas dentro de uma grande empresa, ele será colocado na parte superior do eixo y na Matriz de condição estratégica – Maduro, quase entrando no processo te envelhecimento. Esse conhecimento por si só já é útil para a estratégia empresarial.
Mas dentro de seu negócio haverá alguns segmentos de produto/mercado maduros e outros em fase de crescimento. As peças que você produz para o setor de máquinas têxteis podem estar em processo de envelhecimento, mas as produzidas para um subsetor de defesa podem estar em fase embrionária. Mais uma vez, é uma distinção útil. A ferramenta pode ser implantada com igual validade e nível de negócios e de estratégia empresarial.
VAUGHAN (2013, p. 154/156).
Figura 40.1 Maturidade do setor
Figura 40.2 Matriz de condição estratégica: exemplo