No entanto, o mesmo argumento pode ser aplicado às matrizes de atratividade/ posicionamento e crescimento/participação. Mesmo assim, as ferramentas mencionadas, e esta em questão, trazem informações úteis no nível da estratégia de negócios.
Você talvez esteja no negócio de conversão de alumínio, que costuma estar na fase madura, principalmente no que se refere ao fornecimento de peças para os setores automobilístico e de engenharia geral. Se seu negócio for um entre uma dúzia de empresas parcialmente relacionadas dentro de uma grande empresa, ele será colocado na parte superior do eixo y na Matriz de condição estratégica – Maduro, quase entrando no processo te envelhecimento. Esse conhecimento por si só já é útil para a estratégia empresarial.
Mas dentro de seu negócio haverá alguns segmentos de produto/mercado maduros e outros em fase de crescimento. As peças que você produz para o setor de máquinas têxteis podem estar em processo de envelhecimento, mas as produzidas para um subsetor de defesa podem estar em fase embrionária. Mais uma vez, é uma distinção útil. A ferramenta pode ser implantada com igual validade e nível de negócios e de estratégia empresarial.
VAUGHAN (2013, p. 154/156).
Figura 40.1 Maturidade do setor
Figura 40.2 Matriz de condição estratégica: exemplo
Fonte: (Adaptadas)VAUGHAN 2013, p.155,156
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