Um negócio perspicaz irá identificar a tendência emergente e abrir um novo negócio, muitas vezes sob uma nova marca, para não confundir a imagem da marca aos olhos do cliente. Eles buscarão uma estratégia genérica em um negócio e uma estratégia diferente em outro.
No entanto não existem garantias de sucesso no novo negócio, uma vez que ele irá operar em uma cultura completamente diferente – por exemplo, a companhia aérea Go, que durou muito pouco, lançada pela British Airways para enfrentar o crescente mercado de baixo custo e que acabou engolida pela easyJet. Seguindo a mesma linha, as tentativas da Ford Motor Company para entrar em negócios diferenciados por meio de aquisições acabaram não se revelando uma estratégia para aumentar o valor e as divisões Jaguar i Land Rover logo foram revendidas.
É especialmente aconselhável misturar estratégias em um único negócio mesmo segmentos distintos. Por definição, uma unidade estratégica de negócios opera em segmentos de produto/mercado interligados – que ofereçam os mesmos produtos ou serviços ou similares, o que atendam a grupos de clientes idênticos ou semelhantes. Uma estratégia adotada em um segmento junto com outra adotada em outro, não irá somente confundir o cliente mas, novamente, deixará seu negócio “inerte no meio” dos dois.
VAUGHAN (2013, p. 170/172).
error: Conteúdo Protegido!!