Que impacto financeiro você pode esperar de suas opções de melhoria dos lucros?
Se sua empresa obtém 10% de participação de mercado, que impacto isso deveria ter sobre o ROI (Return On Investiment – Retorno Sobre o Investimento)? Se o mercado cresce 10%, que impacto isso deveria ter? E se seus empregados aumentarem a produtividade em 10%? como seria o impacto das considerações anteriores no ROS (Return On Sales – Retorno Sobre as Vendas)?
Todas essas perguntas e muitas outras podem ser respondidas pelo banco de dados do PMS – o Impacto da Estratégia de Marketing sobre os Lucros. O banco de dados foi criado pela General Electric em meados dos anos 1960 para medir o desempenho interno. Posteriormente, passou a ser usado por outras empresas, desenvolvido pela Harvard Business School ei transferido para o Strategic Planning Institute, Instituição sem fins lucrativos criada para operá-lo.
Ele agora representa as” experiências de desempenho empresarial do mundo real de mais de 3 mil empresas. Mais de 16 mil anos de dados”. Entre as empresas que utilizam o serviço estão Alcoa, Sandoz, Bentelsmann, TRW, Campbell Soup e Xerox.
Contrate o serviço e acompanhe o processo do PIMS:
2 Desenvolva um perfil quantitativo do negócio.
3 Insira os valores para as variáveis de amostra e execute o programa para selecionar a amostra de empresas análogas do PIMS.
4 Reveja os resultados.
5 Que resultado é “esperado” para as empresas do PIMS análogas a este negócio?
6 Qual é o potencial deste negócio?
Use a quando precisa testar sua estratégia ou previsões financeiras em relação a seus pares, em seus setores e em setores relacionados.
Os custos de assinatura do PIMS tornam o serviço menos indicado para as pequenas e médias empresas, que também podem encontrar dificuldades quanto ao fornecimento dos dados desejados. A maioria dos assinantes é de grandes empresas multinacionais ou com vários negócios, e os dados refletem isso. A mostra também tende a contemplar mais as empresas de manufatura que as prestadoras de serviço.
Nas palavras de Henry Mintzberg (Ver Ferramenta 69), o serviço do PIMS é mais apropriado como técnica para avaliar como é “estar lá, em vez de chegar lá”.
VAUGHAN (2013, p. 198/200).