61 – Hexágono de reestruturação societária (McKinsey)

A ferramenta

Você poderia ser a presa?
Conforme estabelecido na ferramenta anterior, o objetivo das atividades de M&A é criar valor incremental para os acionistas – por meio da compra de empresas as quais você pode adicionar mais valor que seus concorrentes, com a venda de empresas às quais o contrário se aplica e com união de forças com outras empresas nas quais é possível criar valor para todas as partes envolvidas.
Mas os outros estão fazendo o mesmo. Será que você está na mira deles?
O processo de criação de valor corporativo incremental é exposto de forma interessante no Hexágono de reestruturação societária da McKinsey que destaca cinco maneiras distintas de aumentar o valor de mercado da empresa:
  • Comunicar aos acionistas informações e dados que destacam a competitividade da empresa e reduzem a lacuna entre a sua percepção de valor da empresa (valor de mercado promovido) e a dos investidores (valor atual de mercado) – em outras palavras, aumentando a razão do índice preço/lucro por meio de comunicação direcionada.
  • Pôr em prática medidas de melhoria de desempenho operacional, talvez algo como o redesenho de processos de negócios (Ferramenta 57) ou terceirização (Ferramenta 58), Levando a um valor de mercado reforçado e internamente orientado.
  • Vender empresas que valem mais para possíveis candidatos que para o grupo, tendo o cuidado inicial de “vestir a noiva” e melhorar o desempenho operacional e financeiro nesses negócios, levando a um valor de mercado potencial internamente orientado.
  • Conceber e explorar oportunidades do crescimento, seja orgânico ou por aquisição, talvez seguindo algumas ferramentas deste livro e conduzindo a um valor de mercado potencial externamente orientado.
  • Implantação criteriosa de engenharia financeira, talvez elevando a razão da dívida pela emissão de obrigações, para maximizar o valor do patrimônio sem assumir riscos financeiros indevidos, levando ao máximo valor de mercado potencial.
  • Como destacado no diagrama pelos pontos de interrogação e de exclamação, a diferença entre o valor atual de mercado e o valor de mercado máximo restruturado pode ser considerada a “oportunidade máxima do invasor (raider)”.
    Em outras palavras, se você não conseguir elevar seu valor de mercado para além do atual nível baixo, por meio de melhor comunicação com o mercado financeiro, melhor desempenho operacional, estratégia orgânica vencedora, estratégia de M&A Que gere valor engenharia financeira apropriada, alguém pode fazer por você – um invasor corporativo.
    Não importa se esse invasor é uma empresa que faça aquisições alavancadas, um concorrente, um fornecedor downstream, um cliente upstream o um player no jogo da diversificação, você pode estar vulnerável a uma aquisição.

    Como usá-la

    Use as técnicas de avaliação da ferramenta 48 para gerar os valores hexagonais de sua empresa:
  • Valor atual de mercado.
  • Valor de mercado promovido após comunicação de dados e informações que definem valor aos acionistas.
  • Valor incremental potencial após um programa de melhoria de desempenho – ou melhor, indicada iniciativa estratégica de grande importância, O impacto geral (como na gestão com base em valor – Ferramenta 48, mais uma vez).
  • Valor incremental potencial após uma atividade de M&A – ou, igualmente, de cada grande desinvestimento ou aquisição.
  • Valor incremental potencial após busca e concretização de oportunidades estratégicas de crescimento.
  • Valor patrimonial incremental potencial por meio do ajuste da estrutura de capital.
  • Que lições você pode tirar desses valores diferenciais sobre seu desempenho operacional, estratégia orgânica, planos e implementação de M&A e comunicação para a comunidade investidora?
    Os investidores acreditam na sua história? Em caso negativo, por que não? Que provas você pode apresentar para ter mais credibilidade? Eles incentivarão um invasor?

    Quando usá-la

    O valor de mercado atual de sua empresa está abaixo do valor máximo potencial? Bem abaixo?
    Se for assim, desmembre o diferencial nas partes que o compõem. Qual é a parte que mais contribui para o diferencial? Como o valor dessa parte pode ser aumentado? O que pode ser feito para aumentar as probabilidades e, portanto, os valores esperados (ver Ferramenta 86) nesta parte?
    Mesmo se sua empresa não tiver ações cotadas em bolsa, vale a pena considerar em que medida sua noção de valor fica abaixo do valor potencial máximo.

    Quando ter cautela

    A ferramenta é um pouco confusa. O Hexágono implica um processo circular, mas há uma desconexão entre o Ponto Final do valor de mercado reestruturado e o ponto de início do valor de mercado atual seria melhor que o processo fosse exibido com gráficos de Barras.
    Mas não faz mal. É um aviso útil e estimulante em que o propósito do desenvolvimento da estratégia seja a criação de valor, conduzida interna ou externamente, e que a comunicação com os acionistas e engenharia financeira sejam importantes componentes extras para manter os predadores à distância.
    VAUGHAN (2013, p. 234/235).

    Fonte: VAUGHAN (2013, p. 70-71).

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