Como destacado no diagrama pelos pontos de interrogação e de exclamação, a diferença entre o valor atual de mercado e o valor de mercado máximo restruturado pode ser considerada a “oportunidade máxima do invasor (raider)”.
Em outras palavras, se você não conseguir elevar seu valor de mercado para além do atual nível baixo, por meio de melhor comunicação com o mercado financeiro, melhor desempenho operacional, estratégia orgânica vencedora, estratégia de M&A Que gere valor engenharia financeira apropriada, alguém pode fazer por você –
um invasor corporativo.
Não importa se esse invasor é uma empresa que faça aquisições alavancadas, um concorrente, um fornecedor downstream, um cliente upstream o um player no jogo da diversificação, você pode estar vulnerável a uma aquisição.
Como usá-la
Use as técnicas de avaliação da ferramenta 48 para gerar os valores hexagonais de sua empresa:
Valor atual de mercado.Valor de mercado promovido após comunicação de dados e informações que definem valor aos acionistas.Valor incremental potencial após um programa de melhoria de desempenho – ou melhor, indicada iniciativa estratégica de grande importância, O impacto geral (como na gestão com base em valor – Ferramenta 48, mais uma vez).Valor incremental potencial após uma atividade de M&A – ou, igualmente, de cada grande desinvestimento ou aquisição.Valor incremental potencial após busca e concretização de oportunidades estratégicas de crescimento.Valor patrimonial incremental potencial por meio do ajuste da estrutura de capital.
Que lições você pode tirar desses valores diferenciais sobre seu desempenho operacional, estratégia orgânica, planos e implementação de M&A e comunicação para a comunidade investidora?
Os investidores acreditam na sua história? Em caso negativo, por que não? Que provas você pode apresentar para ter mais credibilidade? Eles incentivarão um invasor?
Quando usá-la
O valor de mercado atual de sua empresa está abaixo do valor máximo potencial? Bem abaixo?
Se for assim, desmembre o diferencial nas partes que o compõem. Qual é a parte que mais contribui para o diferencial? Como o valor dessa parte pode ser aumentado? O que pode ser feito para aumentar as probabilidades e, portanto, os valores esperados (ver Ferramenta 86) nesta parte?
Mesmo se sua empresa não tiver ações cotadas em bolsa, vale a pena considerar em que medida sua noção de valor fica abaixo do valor potencial máximo.
Quando ter cautela
A ferramenta é um pouco confusa. O Hexágono implica um processo circular, mas há uma desconexão entre o Ponto Final do valor de mercado reestruturado e o ponto de início do valor de mercado atual seria melhor que o processo fosse exibido com gráficos de Barras.
Mas não faz mal. É um aviso útil e estimulante em que o propósito do desenvolvimento da estratégia seja a criação de valor, conduzida interna ou externamente, e que a comunicação com os acionistas e engenharia financeira sejam importantes componentes extras para manter os predadores à distância.
VAUGHAN (2013, p. 234/235).
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