5ª – Análise 5C da situação

A ferramenta
“Estranha é a nossa situação aqui na terra”, ponderou Albert Einstein. A situação de sua empresa também é estranha?
A análise da situação é uma ferramenta usada principalmente na estratégia de marketing, mas tem pontos em comum com a estratégia em geral. Ela é definida pelos profissionais de marketing como o processo de identificação do ambiente em que a empresa atua e como e como ela se encaixa neste ambiente, a fim de aprimorar suas capacidades e melhor atender às necessidades dos clientes.
Uma forma conhecida de fazer isso é com a análise 5C ( ver figura 5.1), de acordo com a qual a empresa faz uma varredura ambiental em cinco áreas:
  • companhia – objetivos, cultura, linha de produtos, pontos fortes, pontos fracos, proposição única de venda, posicionamento de preço, imagem no mercado.
  • colaboradores – fornecedores, distribuidores, alianças.
  • clientes – grupos de cliente, tamanho do mercado, crescimento, segmentos, benefícios, canais, decisões de compra dos clientes, comportamento do consumidor.
  • concorrentes – diretos/indiretos, novos, substitutos, participações de mercado, barreiras à entrada, posicionamento relativo, pontos fortes, pontos fracos.
  • Contexto –  O ambiente político, econômico, social, tecnológico, ambiental e jurídico ( ou análise PESTEL, ver Seção 4).
Como usá-la
Em uma série de workshops, os profissionais de marketing estudam cada uma das cinco áreas e analisam em que medida os problemas identificados influenciam as principais decisões de marketing.
Quando usá-la
Se você estiver familiarizado com esta ferramenta, pode utilizá-la no lugar da análise da questão -chave(Ferramenta 2). ambas as ferramentas estimulam o debate inicial de ideias e questões, essencial no desenvolvimento da estratégia.
Quando ter cautela
A ferramenta não tem muito foco e carece de estrutura.
Muitas das áreas a serem verificadas exigem pesquisas ou análises aprofundadas. Veja o exemplo do tamanho do mercado e crescimento – tema de fundamento inteiro(Seção 3). O mesmo ocorre com as barreiras à entrada ( uma das principais forças na Seção 4). A posição competitiva de sua a empresa é outra(tema da Seção 5). Na melhor das hipóteses, tudo o que pode ser realizado nesta fase do processo de desenvolvimento de uma estratégia consiste em identificar questões fundamentais – tarefa mais bem realizada pela análise da questão-chave.
A Beleza da análise da questão-chave é sua estrutura de pirâmide. A resposta a uma pergunta contribui para a resposta à pergunta no nível anterior. a análise da situação não tem uma estrutura vertical :é apenas um agrupamento horizontal de questões por área.

Figura 5.1 Análise 5C

Fonte: VAUGHAN (2013, p. 26 e 27)[Adaptada]).

error: Conteúdo Protegido!!