Você poderia ser a presa?
Conforme estabelecido na ferramenta anterior, o objetivo das atividades de M&A é criar valor incremental para os acionistas – por meio da compra de empresas as quais você pode adicionar mais valor que seus concorrentes, com a venda de empresas às quais o contrário se aplica e com união de forças com outras empresas nas quais é possível criar valor para todas as partes envolvidas.
Mas os outros estão fazendo o mesmo. Será que você está na mira deles?
O processo de criação de valor corporativo incremental é exposto de forma interessante no Hexágono de reestruturação societária da McKinsey que destaca cinco maneiras distintas de aumentar o valor de mercado da empresa:
Como destacado no diagrama pelos pontos de interrogação e de exclamação, a diferença entre o valor atual de mercado e o valor de mercado máximo restruturado pode ser considerada a “oportunidade máxima do invasor (raider)”.
Em outras palavras, se você não conseguir elevar seu valor de mercado para além do atual nível baixo, por meio de melhor comunicação com o mercado financeiro, melhor desempenho operacional, estratégia orgânica vencedora, estratégia de M&A Que gere valor engenharia financeira apropriada, alguém pode fazer por você – um invasor corporativo.
Não importa se esse invasor é uma empresa que faça aquisições alavancadas, um concorrente, um fornecedor downstream, um cliente upstream o um player no jogo da diversificação, você pode estar vulnerável a uma aquisição.
Use as técnicas de avaliação da ferramenta 48 para gerar os valores hexagonais de sua empresa:
Que lições você pode tirar desses valores diferenciais sobre seu desempenho operacional, estratégia orgânica, planos e implementação de M&A e comunicação para a comunidade investidora?
Os investidores acreditam na sua história? Em caso negativo, por que não? Que provas você pode apresentar para ter mais credibilidade? Eles incentivarão um invasor?
O valor de mercado atual de sua empresa está abaixo do valor máximo potencial? Bem abaixo?
Se for assim, desmembre o diferencial nas partes que o compõem. Qual é a parte que mais contribui para o diferencial? Como o valor dessa parte pode ser aumentado? O que pode ser feito para aumentar as probabilidades e, portanto, os valores esperados (ver Ferramenta 86) nesta parte?
Mesmo se sua empresa não tiver ações cotadas em bolsa, vale a pena considerar em que medida sua noção de valor fica abaixo do valor potencial máximo.
A ferramenta é um pouco confusa. O Hexágono implica um processo circular, mas há uma desconexão entre o Ponto Final do valor de mercado reestruturado e o ponto de início do valor de mercado atual seria melhor que o processo fosse exibido com gráficos de Barras.
Mas não faz mal. É um aviso útil e estimulante em que o propósito do desenvolvimento da estratégia seja a criação de valor, conduzida interna ou externamente, e que a comunicação com os acionistas e engenharia financeira sejam importantes componentes extras para manter os predadores à distância.
VAUGHAN (2013, p. 234/235).