Contudo, quando relacionados com o desempenho financeiro global da empresa, seja o retorno sobre as vendas ou sobre o capital, pode ser que os objetivos precisem resolver as opções mutuamente excludentes entre os benefícios para os acionistas e stakeholders – consulta ferramentas posteriores sobre maximização do valor para os acionistas e a compatibilização dos interesses dos stakeholders.
Finalmente, seus objetivos relacionados com o valor podem ser igualmente importantes – veja os da Google na Figura 7.1. Um deles poderia ser uma política ética de compras – por exemplo, não aceitar trabalho infantil de fornecedores ou não adquirir cereais geneticamente modificados. A decisão é sua, embora você precise ficar ciente de que possa haver conflito com o objetivo de maximização de valor para o acionista.
Quando usá-la
Sempre.
Quando ter cautela
Procure não ser objetivo demais. Costuma-se dizer que as pessoas não se lembram de mais de três itens em uma lista, mas você pode chegar a quatro ou cinco objetivos. Estabeleça uma dúzia e terá sorte de atingir a metade. Estabeleça alguns poucos objetivos e você poderá alcançar todos.
VAUGHAN (2013, p. 11-15).
Figura 7.1 Exemplo Objetivos do Google
error: Conteúdo Protegido!!