33 - Gráfico em formato de cruz, aranha e pente

A ferramenta

Quais seriam os três objetos que você levaria para uma ilha deserta? Que tal uma cruz, uma aranha e um pente?
Não, eu tampouco levaria qualquer desses objetos, mas eles têm lá sua utilidade. Os três gráficos com esses nomes são ferramentas adequadas para mostrar os fatores chave de sucesso e a classificação de sua empresa em relação a eles.
Cada um também pode ser usado para mostrar os critérios de compra do cliente ou apenas os atributos básicos do produto – e, novamente, a classificação de sua empresa em relação a eles.
O gráfico de cruz (formalmente conhecido como escala multidimensional) considera dois atributos e compara como seu produto se classifica em cada um deles em relação aos concorrentes.
O gráfico de aranha (também conhecido como gráfico de radar ou gráfico de teia) considera todos os atributos pertinentes e classifica seu produto em relação aos melhores do mercado.
O gráfico de pente (às vezes conhecido como curva de valor ou strategy canvas) mostra de uma maneira diferente os dados do gráfico de aranha mas dá maior margem para enfatizar a relevância de cada atributo.

Como usá-las

Eles são em grande medida autoexplicativos. O produto “excursões de safari no Quénia” é o exemplo escolhido para um gráfico de cruz na Figura 33.1. A forma como o produto se compara em relação a dois atributos, neste caso, aventura e segurança e é avaliado em relação a destino de férias concorrentes. O gráfico é indicativo, então não conte com ele para escolher onde passar as férias de verão!
Mais atributos do produto podem ser classificados em um diagrama de aranha – veja a Figura 33.2 o exemplo é o mesmo, mas o diagrama mostra imediatamente atributos relativamente fortes do produto “excursões de safari no Quênia” (por exemplo, aventura) e os relativamente fracos (segurança).
O gráfico de pente é outra maneira de retratar os dados do gráfico de aranha além de trazer outras informações. Aqui gráficos de barras podem ser adicionados para destacar a importância de cada atributo do produto para o cliente (ver Figura 33.3). Neste caso, eles destacam que a questão da segurança, de grande importância para muitos viajantes, é um dos itens em que as excursões de safari no Quênia depois de sequestro em países islâmicos, tem nota inferior a dos passeios na Floresta amazônica.

Quando usá-las

Você pode usá-las para avaliar e comparar atributos do produto mas elas também são igualmente eficazes para comparar os critérios de compra do cliente (Ferramenta 23) ou fatores/chave de sucesso (Ferramenta 24).

Quando ter cautela

Os gráficos serão tão confiáveis quanto os dados que apresentam…
VAUGHAN (2013, p. 123-125).
Figura 33.1   Gráfico de cruz para atributos do produto: Excursões de safári no Quênia 

Fonte: VAUGHAN (2013, p. 70-71).

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