Eles são em grande medida autoexplicativos. O produto “excursões de safari no Quénia” é o exemplo escolhido para um gráfico de cruz na Figura 33.1. A forma como o produto se compara em relação a dois atributos, neste caso, aventura e segurança e é avaliado em relação a destino de férias concorrentes. O gráfico é indicativo, então não conte com ele para escolher onde passar as férias de verão!
Mais atributos do produto podem ser classificados em um diagrama de aranha – veja a Figura 33.2 o exemplo é o mesmo, mas o diagrama mostra imediatamente atributos relativamente fortes do produto “excursões de safari no Quênia” (por exemplo, aventura) e os relativamente fracos (segurança).
O gráfico de pente é outra maneira de retratar os dados do gráfico de aranha além de trazer outras informações. Aqui gráficos de barras podem ser adicionados para destacar a importância de cada atributo do produto para o cliente (ver Figura 33.3). Neste caso, eles destacam que a questão da segurança, de grande importância para muitos viajantes, é um dos itens em que as excursões de safari no Quênia depois de sequestro em países islâmicos, tem nota inferior a dos passeios na Floresta amazônica.
Quando usá-las
Você pode usá-las para avaliar e comparar atributos do produto mas elas também são igualmente eficazes para comparar os critérios de compra do cliente (Ferramenta 23) ou fatores/chave de sucesso (Ferramenta 24).
Quando ter cautela
Os gráficos serão tão confiáveis quanto os dados que apresentam…
VAUGHAN (2013, p. 123-125).
Figura 33.1 Gráfico de cruz para atributos do produto: Excursões de safári no Quênia
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