As melhores entrevistas são as presencias. Desta forma, você consegue perceber as nuances por trás das respostas – um olhar que se desvia, movimentos de inquietação, gestos enfáticos. Entretanto, são mais demoradas, a menos que você se encontre com o cliente durante a prestação de serviço.
Se as entrevistas forem por telefone, é melhor agendá-las com antecedência. Pode ser por e-mail ou com um telefonema prévio. Depois de ter seguido o roteiro mencionado anteriormente, diga será que você teria 5 ou 10 minutos para conversar um pouco? Sei que você é muito ocupado mas talvez pudéssemos marcar um telefonema mais para o fim da semana quantos final
A ligação deve ser administrada com cuidado. Não vá direto ao questionar sem uma conversa prévia. Pergunte à pessoa como ela está, como vai o trabalho a família etc. Em seguida passe delicadamente a seguir o roteiro: bem, como eu estava dizendo outro dia…
Depois de terminar a entrevista estruturada, não se esqueça de fazer o encerramento. Volte para um dos assuntos mencionados no início da conversa e conclua delicadamente a discussão ponte, lembre-se de agradecer sinceramente à pessoa pelo tempo que ela lhe dedicou.
O agradecimento e o retornoAlgumas horas, um ou 2 dias ou uma semana mais tarde – quando você achar apropriado – agradeça ao cliente de novo, oficialmente. Por carta é melhor, mas pode parecer excessivamente formal neste mundo eletrônico poderá ser por e-mail, mas hoje o bom senso.
O e-mail deve ser alegre e expressar sincera gratidão. Se possível, deve conter alguma informação interessante ou útil para o cliente final uma ou 2 frases são suficientes. Você pode mencionar um aspecto da discussão e compará-lo com o que outro cliente disse sobre o assunto. Você pode dar ao cliente uma indicação dos resultados da pesquisa. A maioria dos clientes acredita que um bom histórico comercial era a necessidade mais importante OA maioria dos clientes acredita que somos o prestador do serviço mais inovador!
Esta é a entrevista estruturada. Tudo o que você tem a fazer agora é compilar os resultados vírgulas seja em um pedaço de papel em uma planilha do Excel ou na cabeça e inseri-los nas anotações para cada KSF de sua empresa e de cada principal concorrente.
Em seguida será interessante comparar essas classificações derivadas das informações do cliente com seu primeiro esboço das avaliações. Você pode ter uma surpresa!
A entrevista estruturada com os fornecedores segue o mesmo processo selecionar um grupo de entrevistados ,preparar o roteiro e um questionario ,fazer a Entrevista e dar retorno.
Aqui estão algumas dicas:
As entrevistas com os fornecedores podem ser importante fonte de informação sobre os concorrentes. Você não lhes está pedindo dados confidenciais sobre os clientes, mas eles podem ter informações de domínio público, que você desconheça. Por exemplo, o fato de que um concorrente mudou a linha de produção de um produto da fábrica A para a B, ou que outro concorrente agora compra todas as peças da Ásia e não utiliza mais fornecedores nacionais.Escolha a lista de fornecedores a serem entrevistados não necessariamente em razão do volume que fornecem para a sua empresa, mas em razão de quanto podem saber sobre o que acontece no setor e em particular, com os concorrentes.Quando usá-la
Quase sempre no desenvolvimento da estratégia – embora não necessariamente se uma pesquisa de satisfação do cliente seja regular ou pontual, tenha sido realizada recentemente. Procure não sobrecarregar os clientes.
Quando ter cautela
Tome cuidado para não desperdiçar o tempo dos clientes. Tome providências para que eles também obtenham algo útil do encontro entre vocês.
VAUGHAN (2013, p. 129-132).
Figura 35.1
Entrevista estruturadaerror: Conteúdo Protegido!!