Que quadrante mostra o maior aumento nas vendas? Se o aumento estiver no de produtos existentes para mercados existentes ou mercados novos ou no de produtos novos para mercados existentes não é preciso se preocupar. Se estiver no quadrante de novos produtos para novos mercados, já é outra história.
A intenção principal de Ansoff foi ressaltar que uma estratégia de diversificação, de crescimento por meio do lançamento de novos produtos em novos mercados, transcorre em um plano de risco muito maior que as outras três estratégias. Superficialmente atraente e praticada por muitas empresas líderes na época, é uma estratégia arriscada. Enquanto as três primeiras estratégias se apoiavam em habilidades já conhecidas nas áreas de produção, compras, vendas e marketing, provavelmente não seria assim com a diversificação. Além disso, a diversificação corria o risco de absorver desproporcional parcela de recursos gerenciais e de engenharia, devido à falta de familiaridade com o novo empreendimento.
Nos anos posteriores, Ansoff passou a acreditar que a matriz havia sido uma simplificação excessiva devido aos diferentes graus de risco associados à entrada em um novo segmento de mercado e em um novo mercado de um país. Por isso, implementou a terceira dimensão da nova Geografia. Assim, sua matriz bidimensional 2 x 2 se tornou uma matriz 3D, um cubo 2 x 2 x 2.
Os extremos do risco agora estavam sinalizados com ainda mais destaque. Quanto maior a diversificação maior o risco cumulativo final o risco de adotar uma estratégia de um novo produto que atende a um novo segmento de mercado em um novo mercado geográfico tinha uma ordem de magnitude muito diferente de uma estratégia de maior penetração no mercado de um produto já existente em um segmento de mercado existente em um mercado existente.
Quando usá-la
A matriz de Ansoff ajuda a esclarecer qual é o risco de uma estratégia proposta. Não importa se a implantação for da própria matriz ou do raciocínio subjacente, o gerente deve estar consciente do efeito
cumulativo sobre o risco de uma estratégia de crescimento com base em novos produtos e novos mercados e novas áreas geográficas.
Quando ter cautela
O modelo completo de planejamento estratégico de Ansoff era complexo demais para os olhos de alguns críticos. O próprio Ansoff ficou com receio de que o modelo viesse a causar uma paralisia por análise. Mas um componente de seu modelo, a matriz produto mercado tem resistido ao teste do tempo. É simples, clara e reforça uma importante mensagem – tenha cuidado ao acumular elementos de riscos em uma estratégia de crescimento.
VAUGHAN (2013, p. 121-122).
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