As instituições confundem boas intenções com metas, advertiu Peter Drucker. Não se elas forem SMART, inteligentes.
As metas estão intimamente relacionadas com os objetivos. Sua empresa visa a um objetivo, um destino normalmente articulado em palavras. As metas são alvos, seja ao longo do percurso ou no destino final, e são normalmente definidas em números.
Seu objetivo pode ser chegar a liderança de mercado no Reino Unido em um segmento chave até 2017. É um objetivo sério, mas um pouco vago para uma estratégia mais robusta. Seria mais preciso estabelecer os objetivos correspondentes de atingir 33% de participação de mercado até 2015 e 35% até 2017. Essa meta tem mais chance de ajudá-lo a alcançar o objetivo de obter a liderança de mercado nesse segmento.
Como usá-la
Enquanto as metas são indicativas e direcionais, uso objetivos são precisos. Procure estabelecer metas:
As metas devem ser SMART (ver figura 8.1). As melhores metas são inteligentes mesmo. Como no exemplo anterior, as metas são: Específicas (alvo de participação de mercado no segmento), Mensuráveis (pesquisas de mercado em que você possa confiar revelarão se os 35% foram alcançados, Alcançáveis (hoje você tem 29%, e sua nova linha de produtos foi bem recebida), Relevantes (participação de mercado é a métrica definitiva da liderança de mercado) e Definidas no tempo (2017).
Figura 8.1 Metas SMART
Específicas Mensuráveis Alcançáveis Relevantes Definidas no tempo |
Vejamos outra opinião sobre o mesmo tema. Richard Rumeit, no best- seller Estratégia boa, estratégia ruim (Elsevier, 2011), afirma que a implementação de estratégia é enormemente auxiliada pela identificação de “metas próximas”. Cada uma delas é um alvo perto o suficiente para que “alcançá-la ou mesmo superá-la seja uma expectativa razoável para a empresa”. O autor enfatiza o componente alcançável “A” de uma meta SMART. Ele cita o exemplo do Presidente Kennedy que prometeu levar um homem à Lua. O objetivo pareceu fantasioso, mas transmite a ambição. Kennedy tinha um ás na Manga ele sabia que a tecnologia para a missão já existia.
Quando usá-la
Lembre-se de que o desenvolvimento da estratégia deve ser apoiado por objetivos inteligentes e SMART.
Quando ter cautelaVAUGHAN (2013, p. 37-38).
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Figura 8.1 Metas SMA