“As instituições confundem boas intenções com metas”, advertiu Peter Drucker. Não se elas forem SMART, inteligentes.
Enquanto as metas são indicativas e direcionais, uso objetivos são precisos. Procure estabelecer metas:
Vejamos outra opinião sobre o mesmo tema. Richard Rumeit, no best- seller Estratégia boa, estratégia ruim (Elsevier, 2011), afirma que a implementação de estratégia é enormemente auxiliada pela identificação de “metas próximas”. Cada uma delas é um alvo perto o suficiente para que “alcançá-la ou mesmo superá-la seja uma expectativa razoável para a empresa”. O autor enfatiza o componente alcançável “A” de uma meta SMART. Ele cita o exemplo do Presidente Kennedy que prometeu levar um homem à Lua. O objetivo pareceu fantasioso, mas transmite a ambição. Kennedy tinha um ás na Manga ele sabia que a tecnologia para a missão já existia.
No desenvolvimento da estratégia, sempre. As metas também são muito importantes na implementação da estratégia. Obter a decisão dos principais gerentes e funcionários pode ser essencial para o êxito na implementação da estratégia. Lembre-se de que o desenvolvimento da estratégia deve ser apoiado por objetivos inteligentes e SMART.
Da mesma forma que com a definição de objetivos, elabore metas simples. Uma ou 2 metas para cada um dos quatro a cinco objetivos funciona bem.