8 – Definição de objetivos SMART

    A ferramenta

   As instituições confundem boas intenções com metas, advertiu Peter Drucker. Não se elas forem SMART, inteligentes.

As metas estão intimamente relacionadas com os objetivos. Sua empresa visa a um objetivo, um destino normalmente articulado em palavras. As metas são alvos, seja ao longo do percurso ou no destino final, e são normalmente definidas em números.

    Seu objetivo pode ser chegar a liderança de mercado no Reino Unido em um segmento chave até 2017. É um objetivo sério, mas um pouco vago para uma estratégia mais robusta. Seria mais preciso estabelecer os objetivos correspondentes de atingir 33% de participação de mercado até 2015 e 35% até 2017. Essa meta tem mais chance de ajudá-lo a alcançar o objetivo de obter a liderança de mercado nesse segmento.

Como usá-la

Enquanto as metas são indicativas e direcionais, uso objetivos são precisos. Procure estabelecer metas:

  • Específicas – um número preciso em relação a determinado parâmetro.
  • Mensuráveis este parâmetro deve ser quantificável – por exemplo, um percentual de participação de mercado em um segmento, em vez de um alvo vago, como “melhor fornecedor”.
  • Alcançáveis – não faz sentido visar o improvável – o inevitável resultado será decepção
  • Relevantes – a meta deve estar relacionada com o objetivo; se for a liderança de mercado, uma meta de vencer a “melhor campanha de marketing do ano” na publicação do setor não seria apropriada.
  • Definidas no tempo – Procure especificar o prazo para a realização da meta. Uma meta sem o Horizonte de tempo não teria qualquer efeito motivacional que faria as pessoas evitar decisões difíceis.
  • As metas devem ser SMART (ver figura 8.1). As melhores metas são inteligentes mesmo. Como no exemplo anterior, as metas são: Específicas (alvo de participação de mercado no segmento), Mensuráveis (pesquisas de mercado em que você possa confiar revelarão se os 35% foram alcançados, Alcançáveis (hoje você tem 29%, e sua nova linha de produtos foi bem recebida), Relevantes (participação de mercado é a métrica definitiva da liderança de mercado) e Definidas no tempo (2017).

    Figura 8.1 Metas SMART

       Específicas Mensuráveis   Alcançáveis Relevantes Definidas no tempo

       Vejamos outra opinião sobre o mesmo tema. Richard Rumeit, no best- seller Estratégia boa, estratégia ruim (Elsevier, 2011), afirma que a implementação de estratégia é enormemente auxiliada pela identificação de “metas próximas”. Cada uma delas é um alvo perto o suficiente para que “alcançá-la ou mesmo superá-la seja uma expectativa razoável para a empresa”. O autor enfatiza o componente alcançável “A” de uma meta SMART. Ele cita o exemplo do Presidente Kennedy que prometeu levar um homem à Lua. O objetivo pareceu fantasioso, mas transmite a ambição. Kennedy tinha um ás na Manga ele sabia que a tecnologia para a missão já existia.

    Quando usá-la
    No desenvolvimento da estratégia, sempre. As metas também são muito importantes na implementação da estratégia. Obter a decisão dos principais gerentes e funcionários pode ser essencial para o êxito na implementação da estratégia.

 

Lembre-se de que o desenvolvimento da estratégia deve ser apoiado por objetivos inteligentes e SMART.

Quando ter cautela
Da mesma forma que com a definição de objetivos, elabore metas simples. Uma ou 2 metas para cada um dos quatro a cinco objetivos funciona bem.

VAUGHAN (2013, p. 37-38).

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Figura 8.1 Metas SMA

Figura 8.1 Metas SMART

Fonte: VAUGHAN (2013, p. 70-71).

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