8 – Definição de objetivos SMART

A ferramenta

“As instituições confundem boas intenções com metas”, advertiu Peter Drucker. Não se elas forem SMART, inteligentes.

As metas estão intimamente relacionadas com os objetivos. Sua empresa visa a um objetivo, um destino normalmente articulado em palavras. As metas são alvos, seja ao longo do percurso ou no destino final, e são normalmente definidas em números.
  Seu objetivo pode ser chegar a liderança de mercado no Reino Unido em um segmento chave até 2017. É um objetivo sério, mas um pouco vago para uma estratégia mais robusta. Seria mais preciso estabelecer os objetivos correspondentes de atingir 33% de participação de mercado até 2015 e 35% até 2017. Essa meta tem mais chance de ajudá-lo a alcançar o objetivo de obter a liderança de mercado nesse segmento.
Como usá-la

Enquanto as metas são indicativas e direcionais, uso objetivos são precisos. Procure estabelecer metas:

  • Específicas – um número preciso em relação a determinado parâmetro.
  • Mensuráveis este parâmetro deve ser quantificável – por exemplo, um percentual de participação de mercado em um segmento, em vez de um alvo vago, como “melhor fornecedor”.
  • Alcançáveis – não faz sentido visar o improvável – o inevitável resultado será decepção
  • Relevantes – a meta deve estar relacionada com o objetivo; se for a liderança de mercado, uma meta de vencer a “melhor campanha de marketing do ano” na publicação do setor não seria apropriada.
  • Definidas no tempo – Procure especificar o prazo para a realização da meta. Uma meta sem o Horizonte de tempo não teria qualquer efeito motivacional que faria as pessoas evitar decisões difíceis.
As metas devem ser SMART (ver figura 8.1). As melhores metas são inteligentes mesmo. Como no exemplo anterior, as metas são: Específicas (alvo de participação de mercado no segmento), Mensuráveis (pesquisas de mercado em que você possa confiar revelarão se os 35% foram alcançados, Alcançáveis (hoje você tem 29%, e sua nova linha de produtos foi bem recebida), Relevantes (participação de mercado é a métrica definitiva da liderança de mercado) e Definidas no tempo (2017).

   Vejamos outra opinião sobre o mesmo tema. Richard Rumeit, no best- seller Estratégia boa, estratégia ruim (Elsevier, 2011), afirma que a implementação de estratégia é enormemente auxiliada pela identificação de “metas próximas”. Cada uma delas é um alvo perto o suficiente para que “alcançá-la ou mesmo superá-la seja uma expectativa razoável para a empresa”. O autor enfatiza o componente alcançável “A” de uma meta SMART. Ele cita o exemplo do Presidente Kennedy que prometeu levar um homem à Lua. O objetivo pareceu fantasioso, mas transmite a ambição. Kennedy tinha um ás na Manga ele sabia que a tecnologia para a missão já existia.

Quando usá-la

No desenvolvimento da estratégia, sempre. As metas também são muito importantes na implementação da estratégia. Obter a decisão dos principais gerentes e funcionários pode ser essencial para o êxito na implementação da estratégia. Lembre-se de que o desenvolvimento da estratégia deve ser apoiado por objetivos inteligentes e SMART.

Quando ter cautela

Da mesma forma que com a definição de objetivos, elabore metas simples. Uma ou 2 metas para cada um dos quatro a cinco objetivos funciona bem.

Figura 8.1 Metas SMART

Fonte: VAUGHAN (2013, p. 70-71).

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