85ª - A matriz de gerenciamento de riscos

A ferramenta
O risco vem de não saber o que você está fazendo”, declarou Warren Buffett.
A matriz de gerenciamento de risco é uma alternativa para o gráfico sóis e nuvens,embora, como ocorre com o índice de risco composto da ferramenta 84, ela examine apenas os riscos, não as oportunidades.
Esta ferramenta dá ênfase ao gerenciamento do risco, o “saber o que você está fazendo” sobre o risco. Ela pede que você considere cada risco não apenas segundo a probabilidade de ocorrência e impacto sobre o valor, mas a de o risco ser gerenciado.
Como usá-la
Reúna os principais riscos identificados no processo de desenvolvimento da estratégia até agora. Avalie-os, como você fez no gráfico de sóis e nuvens, pela probabilidade de ocorrência e impacto sobre o valor.
Agora os avalie também quanto à possibilidade de serem gerenciados, como segue:
  • Zero – este risco não pode ser gerenciado, está totalmente fora de seu controle de influência. Isso inclui todos os riscos de demanda do mercado e de fornecimento do setor, bem como outros riscos específicos à sua empresa, mas sobre os quais você pouco pode fazer. Você não pode influenciar a probabilidade de ocorrência, mas talvez consiga mitigar o impacto (assim, a perda de pessoal-chave ou de bens devido a um incêndio ou extremos climáticos pode ser minimizada por meio de seguros).
  • Baixo – é difícil gerenciar este risco, por exemplo, uma retaliação da concorrência.
  • Médio – este risco pode ser gerenciado: por exemplo, a resposta do cliente ao lançamento de um novo produto (que pode ser reformulado, se necessário).
  • Alto – esse risco é de fácil gerenciamento: por exemplo, a resposta do cliente à uma iniciativa de marketing (que pode ser redirecionada quando necessário).
Trace os riscos em um gráfico de gerenciamento versus impacto sobre o valor, usando círculos proporcionais. A escala representa a probabilidade de ocorrência – ver a Figura 85.1.
Com sorte, os círculos ficarão predominantemente abaixo da diagonal, e você não terá círculos grandes perto do canto superior direito.
Agora veja o que você pode fazer para melhorar o posicionamento global em sua matriz de gerenciamento de risco. Que medidas podem ser tomadas para transferir o risco nos riscos incontroláveis? Ou para melhorar a capacidade de gerenciar determinados riscos?
Quando usá-la
Use-a como um chamado para a ação. Obrigue-se a pensar mais sobre gerenciamento de risco, sobre a transferência e mitigação de riscos e sobre como essas medidas podem tornar sua estratégia mais consistente.
Quando ter cautela
Assim como acontece com o índice de risco composto (Ferramenta 84), esta ferramenta trata do gerenciamento de risco e, ao contrário do gráfico sóis e nuvens, mais equilibrado com as oportunidades de compensação, o processo pode ficar atolado na negatividade.

VAUGHAN (2013, p. 305/306).

Figura 85.1  Matriz de gerenciamento de risco: exemplo

Fonte: (Adaptada) VAUGHAN 2013, p. 306

error: Conteúdo Protegido!!