As empresas existem para criar valor para os acionistas. O modelo de negócios “anglo-saxão” é extremamente simples. Os interesses de outros stakeholders, sejam funcionários, fornecedores, financiadores, comunidade, governo ou ambiente, não constituem preocupação direta da empresa.
Milton Friedman e outros técnicos argumentam que o propósito da empresa é maximizar valor para os acionistas e que, uma vez que apenas as pessoas podem ter responsabilidades sociais, as empresas são responsáveis apenas por seus acionistas e não pela sociedade em geral. Caso os diretores ou gerentes decidam direcionar ganhos pessoais de forma socialmente responsável ou assistencial, a prerrogativa é deles. Não está na sua esfera de competências direcionar os fundos dos acionistas da mesma forma.
O ponto de vista contrário será discutido na próxima ferramenta
Observe as referências anteriores sobre a maximização do valor para o acionista. Por que não lucro, você pode estar se perguntando?
A escolha de palavras é fundamental para estratégia de negócios. Valor e lucro não são sinônimos. O valor de uma empresa é definido estritamente como valor do patrimônio líquido mais o valor da dívida de longo prazo. O último item é fácil de medir em qualquer empresa, como é fácil medir o primeiro item em uma empresa cotada em bolsa – trata-se da capitalização de mercado da empresa em determinado momento.
Essa capitalização de mercado não é lucro ou a soma dos lucros, nem deve ser considerada um múltiplo dos lucros de hoje por meio de uma relação como a de preço e lucro. É a soma dos fluxos de caixa que provavelmente serão gerados ao longo do tempo de vida da empresa descontando o custo de oportunidade do capital pelo valor do caixa hoje.
O valor é uma medida de caixa, e não de lucro; uma medida de fluxo de caixa futuro, e não um múltiplo do fluxo deste ano ponto final.
Uma empresa pode aumentar o lucro de curto prazo por meio de uma série de maneiras que podem ser prejudiciais ao valor para o acionista, tais como:
Figura 9.1 Maximização do valor para o acionista
Longo prazo .vantagem competitiva, portanto; fluxo de caixa futuro |