Técnica projetiva na qual os participantes são solicitados a ligar características funcionais a seus benefícios físicos e psicológicos, tanto reais quanto ideais.
Medida de como as frequências de uma variável nominal oferecem provas preditivas sobre as frequências de outras variáveis; os valores (variam de 0 a 1,0) mostram a direção da associação.
Leitura de uma apresentação completa.
Processo de entrada de dados por meio do qual as respostas são registradas em formulários que podem ser lidos por computador; reduz o manuseio de dados e os erros que acompanham tal manuseio.
Usa uma entrevista altamente estruturada; emprega uma ferramenta de mensuração chamada de questionário, instrumento de mensuração ou programação de entrevista.
Tipo de autoentrevista assistida por computador, na qual a pesquisa e o software de administração, em disquete de computador, são entregues ao participante por correio.
Entrevistas semiestruturadas ou não estruturadas com especialistas sobre um tópico ou dimensão de um tópico; técnica exploratória na qual especialistas compartilham suas ideias sobre assuntos ou aspectos importantes do sujeito e relacionam o que é importante no leque de experiências do sujeito; geralmente envolve uma entrevista pessoal ou telefônica.
Ato de pesquisar clientes potenciais ou atuais que deram permissão para a pesquisa, geralmente por meio de participação em painéis.
Estudo auto administrado de custo relativamente baixo enviado e devolvido pelo correio.
Comunicação de mão dupla, iniciada por um entrevistador para obter informações de um participante; face a face, por telefone ou pela internet.
Entrevista estruturada conduzida por telefone.
Protocolo de busca em banco de dados para definir uma pesquisa; normalmente inclui data, tipo de publicação e linguagem.
Suposição de análise de correlação de que a coleta de dados pode ser descrita por uma linha reta passando pelos dados agrupados.
Observação instrumento de mensuração no qual os dados observados são registrados; análogo a um questionário em um estudo de comunicação.
Questão de mensuração que representa diversas alternativas e incentiva respostas múltiplas não ordenadas; ver escala de múltipla escolha e com múltiplas respostas.
Argumento lógico; exige evidências de apoio e técnicas analíticas que revelam e sustentam os achados e as conclusões dos pesquisadores.
Ocorre quando os participantes são informados apenas de parte da verdade ou a verdade é totalmente omitida, a fim de evitar viés por parte deles ou de proteger a confidencialidade do patrocinador.