“O sucesso é o quão alto você salta depois de chegar ao fundo”, disse o general George Patton, enfatizando a elasticidade na vida e nos negócios tanto quanto na guerra.
Existe um conceito venerado pela microeconomia sobre o IED (Income Elasticity of demand – elasticidade-renda da demanda). É uma medida de como a demanda por um bem ou serviço muda em relação a alterações na renda dos consumidores. Ela é definida como a variação percentual da demanda dividida pela variação percentual da renda.
Se sua empresa ou um de seus segmentos de produto mercado atende a um mercado grande e genérico, você pode usar a IED na previsão de demanda de mercado.
Se a renda medida pelo PIB, por exemplo, aumenta 3%, e a demanda por um bem aumenta 4,5%, este bem tem um IED de 1,5. Se outro bem só tem um aumento de demanda de 1%, a IED é 0,33.
Diferentes tipos de bens têm IEDs diferentes (ver figura 19.1):
Se seu mercado representa um setor inteiro ou um subsetor, você pode encontrar uma estimativa de IED para ele na internet. Para prever a demanda do mercado, você deverá:
E pronto, você já tem uma previsão preliminar da demanda de mercado!
Use a quando o seu mercado ou segmento for suficientemente grande e homogéneo para que mereça a atenção de alguma instituição pública ou académica que calcule sua elasticidade renda da demanda.
Você tem certeza de que sua empresa atende a todo esse mercado? Após o processo de segmentação de produto/mercado na ferramenta 1, os segmentos resultantes tendem a ser bastante específicos, tanto para um produto ou tipo de produto quanto para um grupo de consumidores/usuários finais, e não a um mercado inteiro. Talvez seja preciso rever sua segmentação.
VAUHGAN (2013 p.73-74)
