26. O ambiente corporativo como sexta força

A Ferramenta
O governo ajuda ou atrapalha su negócio? O governo, seja municipal, estadual ou federal, por meio de impostos o leis, influencia muito a rentabilidade em seu setor? As cinco forças d Michael Porter ( ferramenta 22) sobrevivem intactatas há três décadas, mas não sem precisar lidar com uma parcela de críticas. alguns críticos defendem que a importância de certas forças está seriamente no modelo, principalmente o ambiente corporativo (esta ferramenta) e os complementos (a próxima).
Como usá-la
Uma Abordagem que ganhou destaque entre vários grupos de consultoria na década de 1990, incluindo o meu, era que o ambiente empresarial deveria ser considerado umas sexta força. O ambiente empresarial é definido como a influência combinada de todas as organizações externas não especificadas por Porter, como os não concorrentes, novos entrantes, substitutos, clientes e fornecedores que atuam sobre a empresa.
O ambiente empresarial assim definido inclui entidades estatais e setoriais, como:
  • Governo central (ou federal),por meio de impostos (tarifas, vendas, valor adicionado, trabalhistas), subvenções, restrições comerciais, regulamentação, legislação trabalhista, legislação sobre saúde, segurança e meio ambiente, reestruturação industrial e até mesmo a manutenção da estabilidade política
  • governo estadual ou municipal.
  • Organismos reguladores nacionais, como Ofcom ou Ofgem no Reino Unido.
  • Regulamentações internacionais, como os acordos de Basileia sobre a adequação de capital das instituições financeiras.
  • Grupos de pressão, como associações setoriais, sindicatos, Greenpeace.
Esses órgãos podem influenciar bastante tanto a demamda do mercado quanto a concorrência no setor. A Política Agrícola Comun da União Europeia representa profunda distorção das forças do mercado e atua em grande para beneficiar os pequenos agricultores, mas a um substancial custo para o consumidor. Os grupos de pressão podem distorcer a demanda e a oferta da mesma forma.
Michael Porter respondeu às críticas afirmando que o ambiente empresarial é, de fato, um “fator” principal que orienta a concorrência no setor, mas não necessariamente mais forte do que outros fatores dentro da grande força da rivalidade interna entre os concorrentes – na qual ele acredita que o ambiente empresarial deva estar.
Quando usá-la
Quando o ambiente empresarial for uma influência determinante sobre a rentabilidade em seu setor – por exemplo, na criação de ovinos.
Quando ter cautela
Quando o ambiente corporativo for um dos muitos fatores que influenciam a rivalidade interna, como o número de concorrentes ou o crescimento da demanda de mercado, e não merecer ser reconhecido como sexta força.

VAUGHAN (2013 p. 101,102)
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