A marca Virgin como estratégia baseada em recursos Richard Branson precisava tomar uma complicada decisão. O lançamento da Virgin Atlantic tinha vingado, para surpresa de muitos especialistas e apesar da forte concorrência da British Airways. Mas os banqueiros queriam uma grande injeção de dinheiro para sobreviver à crise econômica global do início de 1990. Ele poderia ter apresentado um sócio estratégico (como viria a fazer com a Singapore Airlines, no final da década), mas as condições teriam sido desfavoráveis. Branson tomou uma corajosa implacável a decisão. Ele vendeu seu amado negócio, a Virgin Music, para a Thorn EMI por US$1 bilhão e, assim, garantiu o futuro de sua companhia aérea. Este é um clássico exemplo de planejamento de portfólio na estratégia corporativa da Virgin – e não o único. No final dos anos 2000, a Virgin Megastores Também foi vendida, tornando-se a Zavvi e rompendo o último elo de Branson com o varejo tradicional no qual havia começado a carreira. Mas o Virgin Group continua a ser uma empresa muito diversificada, ou melhor, uma holding com participações em diversos negócios – estilo de vida, mídia, comunicação, móvel, dinheiro, música e viagens. No entanto, o grupo foi escolhido como exemplo de estratégia corporativa não tanto devido ao planejamento de portfólio, mas aos recursos e capacidades essenciais. Para atender o que isso significa, vamos voltar a 1984 e ao lançamento da Virgin Atlantic. Branson era empresário desde novo, quando criava periquitos e plantava árvores de Natal para vender quando estava na escola (sem sucesso) antes de lançar uma revista estudantil (com algum sucesso). Depois de se formar, ele abriu uma pequena loja de discos, entrou para o negócio de gravadoras e, com um pouco de sorte, fez ambas as empresas crescerem rápido. Surpreendentemente, ele anunciou a intenção de entrar para o ramo da aviação. “Os jornais disseram que chamar uma companhia aérea de Virgin era loucura”, recorda. E eles tinham razão. As companhias aéreas são empresas de alto risco, e muitos investidores sequer chegam perto. A história real cheia de companhias aéreas que faliram. Você se lembra da Pan Am? Da Eastern? Da Laker, a empresa aérea sem mordomias e tarifas baixas que cruzava o Atlântico? Todas faliram, apesar de serem administradas e financiadas por pessoas que conheciam o setor. Mas e Branson? E o nome Virgin? A Virgin Atlantic Sobreviveu e prosperou por uma série de razões. Mas uma se destaca: a marca extraordinária – um nome associado não só a qualidade do serviço, mas com uma boa relação qualidade/preço, mas também há um homem que, como Davi, lutava contra um Golias global. E tudo isso com uma pitada de glamour e emoção. Branson levou essa imagem a novos patamares após o lançamento da companhia aérea e embarcou pessoalmente em uma série de tentativas mundiais de quebra de recordes de velocidades para manter a marca presente nas manchetes. Em 1986, seu barco” Virgin Atlantic Challenger” quebrou o recorde de travessia do Oceano Atlântico. Um ano depois, ele fez o mesmo no balão de ar quente Virgin Atlantic Flyer. Mais tarde, ele repetiu a façanha voando pelo Oceano Pacífico, antes de fazer várias tentativas de circunavegar o Globo em um balão de ar quente. Frustrada se pelas condições climáticas, as tentativas fracassaram, embora não em termos de publicidade. Fortalecido por essa marca corporativa única e sem precedentes, a companhia aérea de Branson teve sucesso. Ela manteve seu espaço no mesmo mercado que a British Airways e as empresas Americanas de voos transatlânticos. Ele sobreviveu a 2 crises graves no setor aéreo sem receber subsídios do governo ou recorrer à concordata. A marca e os benefícios para o cliente que ela transmite são o segredo do sucesso do Grupo Virgin, isso se aplica a todo o grupo, como Virgin Active, Virgin Books, Virgin Media, Virgin Money – até mesmo aos Virgin Trains, que em determinado momento chegaram a ameaçar macular a marca, mas tem perseverado e investido em trens elegantes e rápidos. A marca agora está sendo estendida ao negócio do turismo espacial, e a Virgin Galactic pretende oferecer uma viagem inaugural suborbital em 2013. Nem é preciso adivinhar quem será um dos seis passageiros. |