81 – As oito fases da mudança (Kotter)

A ferramenta

“Mude antes que você precise mudar”, aconselhou Jack Welch.
Peter Drucker, contudo, foi mais circunspecto: “As culturas das empresas são como as culturas dos países. Nunca tente mudar uma cultura. Em vez disso, tente trabalhar com o que você tem em mãos”.
Este não é um livro sobre a implementação de estratégia, muito menos sobre as complexidades de gestão da mudança, mas é inquestionável que a formulação da estratégia tem condições de aumentar o valor somente se sua implementação for bem realizada.
Assim, a estratégia precisa ser implementável, e a implementação pode exigir mudanças. Um dos gurus de gestão da mudança de grande reconhecimento é John kotter.
Ele apresentou o seu Processo de 8 passos para liderar a mudança em 1996. As etapas conforme apresentadas na figura 81.1, são:
  • Estabelecer um senso de urgência – examinar as realidades do mercado e da concorrência e identificar e discutir crises, crises potenciais ou grandes oportunidades.
  • Criar uma coalizão administrativa – montar um grupo com poder suficiente para liderar o esforço de mudança e encorajar o grupo a trabalhar em equipe.
  • Desenvolver uma visão de mudança – criar uma visão para ajudar a direcionar o esforço da mudança e desenvolver estratégias para concretizar essa visão.
  • Comunicar a visão para obter o apoio das pessoas – usar todos os veículos possíveis para comunicar a nova visão e estratégias e ensinar novos comportamentos por meio dos exemplos dados pela coalizão administrativa.
  • Atribuir empowerment a ações de amplo escopo – eliminar os obstáculos à mudança, mudar os sistemas ou estruturas que comprometem seriamente a visão e incentivar a assunção de riscos e as ideias, atividades e ações não tradicionais.
  • Gerar vitórias no curto prazo – fazer um plano para gerar melhorias visíveis de desempenho, promover as melhorias, reconhecer e recompensar os funcionários envolvidos nas melhorias.
  • Nunca desistir – usar o elemento com maior credibilidade para mudar sistemas, estruturas e políticas que não se encaixem na visão; contratar, promover e desenvolver funcionários que possam implementar a visão. Revigorar o processo com novos projetos, temos e agentes de mudança.
  • Incorporar mudanças na cultura – articular as conexões entre os novos comportamentos e o sucesso organizacional e desenvolver os meios para assegurar o desenvolvimento e sucessão da liderança.
  • Como usá-la

    Siga os passos descritos anteriormente. Leia também o que outros pensadores importantes escreveram sobre o processo de gestão da mudança, como o modelo de mudança organizacional de Kurt Lewin (Descongelar-Mudar-Recongelar) Ou a curva de Elisabeth kubler-Ross. Adapte os de forma adequada à sua própria situação e aplique os de forma metódica.

    Quando usá-la

    Ao formular sua estratégia, pense no que você talvez precise fazer para implementá-la por meio de um programa de gestão de mudanças.

    Quando ter cautela

    Cada situação de gestão da mudança é diferente. Adaptei este e outros modelos ao seu contexto.

    VAUGHAN (2013, p. 287/288).

    Figura 81.1   Processo de 8 passos para liderar a mudança

    Fonte: adaptado de John P. kotter, Leading Change, Harvard Business School Press,1996. [Liderando mudança. Elsevier, 1997]

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