Em segundo lugar, eles sustentam que a cesta de ativos de uma empresa define sua vantagem competitiva em qualquer momento, incluindo ativos tecnológicos, financeiros, estruturais, institucionais e de mercado (estrutural), bem como os de conhecimento e de reputação.
Terceiro, as dependências de trajetória definem em grande parte até onde uma empresa pode chegar no cenário de seu setor. A “história é importante”, uma vez que fatores como conhecimento, experiência, ativos fixos etc. não podem ser alterados no curto prazo e estreitar o âmbito de opções da empresa. Em especial, a experiência, conhecimento e processos de inovação e tecnologia da empresa afetam bastante as opções estratégicas.
Fonte: adaptado de David J. Teece, Gary Pisano e Amy Shuen, “Dynamic Capabilities and Strategic Management” , Strategic Manegement Journal (18) 7, 1997.
Quanto a vantagem competitiva de uma empresa pode ser corroída depende da estabilidade da demanda de mercado e da sustentabilidade dessas capacidades dinâmicas, que, por sua vez, dependem da facilidade de replicabilidade (expansão interna) e imitabilidade (replicação feita pelos concorrentes).
Eles sugerem que a criação de valor sustentado em regimes de rápida mudança tecnológica depende, em grande medida, do aperfeiçoamento de processos tecnológicos internos, organizacionais e gerenciais dentro da empresa. A identificação de novas oportunidades e a organização eficiente e eficaz para acolhê-las devem agregar mais valor que “definir estratégias”, estabelecida aqui como o engajamento na conduta empresarial que mantém os concorrentes desconcertados, aumenta os custos dos rivais e exclui os novos entrantes.
Como usá-la
Analise em que medida as capacidades distintivas de sua empresa são ou podem se tornar dinâmicas. Em seguida, aplique a abordagem de Grant, da Ferramenta 30:
identifique as capacidades dinâmicas.Avalie-as.Importância relativa.Avalie os pontos Fortes relativos.Reúna os dados da avaliação.Desenvolva as implicações para a estratégia.Em princípio, você deve investir nas capacidades distintivas dinâmicas para obter vantagem competitiva sustentável.
Quando usá-la
Use-a na estratégia corporativa ou de negócios para identificar quais capacidades são verdadeiramente distintivas e dinâmicas, dignas de receber investimento.
Quando ter cautela
Os autores são defensores ferrenhos da escola baseada em recursos. Mais uma vez, a visão de foco interno baseada em recursos é mais eficaz se aliada à visão de Porter, de segmento/mercado com foco externo, antes de tirarmos conclusões estratégicas.
VAUGHAN (2013, p. 254/256).
Figura 68.1 Capacidades dinâmicas
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