Fonte: adaptado de John Kay Foundation of Corporate Success How Business Strategies. Add Value, Oxford, 1995 (Fundamentos do sucesso empresarial. Elsevier, 1996).
As capacidades distintivas abrangem incompetências ou processos integrados na empresa, desenvolvidos e aperfeiçoados ao longo dos anos, gestão do conhecimento, patentes e direitos autorais, relações com clientes e fornecedores, imagem e marca.
Você precisa acionar suas capacidades distintivas para desenvolver vantagem competitiva sustentável. Mas e se você não tiver as capacidades distintivas necessárias para ter sucesso no mercado? Se elas forem verdadeiramente distintivas, não poderão ser copiadas, talvez por causa da estrutura do setor, história ou do que Barney chamou de “ambiguidade causal” (ver Ferramenta 65).
Se as capacidades requeridas forem de fato impossíveis de serem reproduzidas, você terá mais sucesso se competir nos mercados adequados e receptivos às suas capacidades distintivas, em vez de almejar mercados e capacidades distintivas aos quais você aspira.
Como usá-la
Divida suas capacidades distintivas em categorias, usando as definições de Kay e, Em seguida, aplique a abordagem de desenvolvimento de estratégia baseada em recursos, de Grant, Como estabelecido na ferramenta 30 e resumido a seguir:
Identifique as capacidades distintivas.Avalie-asAvalie a importância relativa.Avalie os pontos Fortes relativos.Reúna os dados da avaliação.Desenvolva as implicações para a estratégia.Em princípio, você deve investir nas capacidades distintivas para obter vantagem competitiva sustentável.
Quando usá-la
Use-a na estratégia corporativa ou de negócios para identificar quais capacidades são verdadeiramente distintivas e dignas de receber investimento.
Quando ter cautela
Mais uma vez, a principal crítica que se aplica a todos os pontos de vista baseados em recursos para o desenvolvimento da estratégia também se aplica aqui – ver a ferramenta 65. A visão de foco interno baseada em recursos é mais eficaz se aliada à visão de Porter, de setor/o mercado com lucro externo, antes de tirarmos conclusões estratégicas.
VAUGHAN (2013, p. 248/250).
Figura 66.1
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