76 – Crescimento e crise (Greiner)

A ferramenta

Sua empresa está enfrentando uma crise de crescimento? Ou irá enfrentar?
Todas as organizações passam por bases distintas de crescimento e, por isso, enfrentam transições complexas ao longo do caminho.
A categorização desenvolvida por Larry Greiner para as bases de crescimento e pontos de transição em comum, que ele destaca como crises em potencial, apareceu pela primeira vez em 1972.
Uma organização costuma passar por seis fases de crescimento:
  • Criatividade – impulsionada pela energia criativa e inspiração do fundador, que tem o propósito de criar propostas de valor distintas para o cliente, promover a inovação e incentivar os funcionários em prol da causa da sobrevivência e prosperidade. Isso leva há uma CRISE DE LIDERANÇA, em que o fundador percebe que as competências láticas necessárias para criar uma empresa não são as mesmas que as competências organizacionais e de delegação necessárias para gerenciá-la.
  • Direção – gerentes profissionais são convocados, estratégia, planejamento, controles e um Horizonte de longo prazo são implementados. Isso leva a uma CRISE DE AUTONOMIA, na qual os gerentes buscam maior participação da tomada de decisões e recompensas, devido, em grande parte, assim os esforços, segundo acreditam.
  • Delegação – a estrutura organizacional é ampliada e divide e domina a alta gerência. São adicionados novos departamentos, como vendas e marketing, e, possivelmente, novas unidades de negócio. Surgem os gerentes de nível médio. Isso leva à CRISE DE CONTROLE, em que, na organização mais complexa, o direcionamento vindo de cima nem sempre é implementado abaixo, e os gerentes das unidades funcionais ou de negócios tomam decisões autônomas, levando a uma perda de controle.
  • Coordenação – maior ênfase luz relatórios e comunicação, feitos muitas vezes por meio de sofisticados sistemas de gestão de informação. As equipes de negócios independentes são integradas. Isso leva a uma CRISE DE BUROCRACIA, em que a organização desenvolve camadas extras para lidar com fluxo de informação e se torna mais burocrática.
  • Colaboração – a crise é resolvida por meio de um processo de desburocratização e re humanização das linhas hierárquicas, levando a uma estrutura mais achatada mais colaboração, mais confiança e maior aceitação da média gerência, com sistemas de remuneração voltados para o alcance dos objetivos comuns da organização. Isso leva há uma CRISE DE CRESCIMENTO, já que agora é difícil alcançar objetivos de crescimento com essa estrutura mais colaborativa, sem sobrecarregá-la.
  • Alianças – a solução para a restrição ao crescimento orgânico é encontrada nas fusões, aquisições e alianças, Formais e informais. Esta sexta base foi adicionada por Greiner em sua revisão de 1988, refletindo, talvez, a expansão do mercado de M&A em meados da década de 1980, impulsionada em parte pelas aquisições alavancadas; sem dúvida, essa fase levará a outra crise – talvez a da dívida?
  • Como usá-la

    Em que fase de crescimento o seu negócio está? Ele está enfrentando ou está prestes a enfrentar uma das crises definidas por Greiner? Você conseguiria resolver o problema se fosse para a próxima fase?
    Há algum sinal prévio de alerta? Existem procedimentos que atrapalham o pessoal de linha de frente a fazer o trabalho? Os funcionários estão sempre atolados em reuniões internas, em vez de estarem com o cliente? Os funcionários sentem que são adequadamente remunerados por sua contribuição para o crescimento da empresa? Há muitas pessoas deixando a empresa?
    Pense nas implicações do que precisa ser feito em termos de partilha de responsabilidades, especialização, delegação, comunicação, motivação e política de incentivos. Pense cuidadosamente sobre os procedimentos administrativos, que deveriam existir para ajudar, em vez de atrapalhar o crescimento.

    Quando usá-la

    Use-a quando sua empresa estiver se aproximando de um ponto de transição natural no crescimento. Esse ponto de transição poderia se transformar em uma crise?

    Quando ter cautela

    O modelo de Greiner é uma generalização e, inevitavelmente, uma simplificação da trajetória de crescimento de uma empresa. Busque somente os elementos aplicáveis à sua situação. Esteja ciente também de que a duração de cada fase e a intensidade das crises vividas irão variar de empresa para empresa, dependendo em grande parte da liderança e flexibilidade organizacional, e que algumas fases de crescimento podem ser repetidas.

    VAUGHAN (2013, p. 277/278).

    error: Conteúdo Protegido!!