Há algum sinal prévio de alerta? Existem procedimentos que atrapalham o pessoal de linha de frente a fazer o trabalho? Os funcionários estão sempre atolados em reuniões internas, em vez de estarem com o cliente? Os funcionários sentem que são adequadamente remunerados por sua contribuição para o crescimento da empresa? Há muitas pessoas deixando a empresa?
Pense nas implicações do que precisa ser feito em termos de partilha de responsabilidades, especialização, delegação, comunicação, motivação e política de incentivos. Pense cuidadosamente sobre os procedimentos administrativos, que deveriam existir para ajudar, em vez de atrapalhar o crescimento.
Quando usá-la
Use-a quando sua empresa estiver se aproximando de um ponto de transição natural no crescimento. Esse ponto de transição poderia se transformar em uma crise?
Quando ter cautela
O modelo de Greiner é uma generalização e, inevitavelmente, uma simplificação da trajetória de crescimento de uma empresa. Busque somente os elementos aplicáveis à sua situação. Esteja ciente também de que a duração de cada fase e a intensidade das crises vividas irão variar de empresa para empresa, dependendo em grande parte da liderança e flexibilidade organizacional, e que algumas fases de crescimento podem ser repetidas.
VAUGHAN (2013, p. 277/278).
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