Em “outras distorções facilitadas pela abordagem financeira”, o Professor Mauro Calixta Tavares descreveu as seguintes considerações:

Uma empresa no setor de armazenagem adotava o seguinte tipo de procedimento para orientar a atuação de seus gerentes: promovia uma reunião anual para que os mesmos estimassem a receita e fizessem uma previsão das despesas, incluindo-se a manutenção das instalações físicas. Os gerentes possuíam uma remuneração variável em função da maior ou menor diferença entre receitas e despesas.

Foram constatados os seguintes tipos de comportamentos em relação ao procedimento adotado pela empresa: alguns gerentes procuravam retratar de forma mais objetiva e imparcial suas estimativas. Outros procuravam subestimar receitas e maximizar despesas para, durante o ano, demonstrar comportamento arrojado, obtendo uma receita maior do que a prevista e gastando se menos que o estimado. Outros ainda faziam estimativas mínimas de gastos com manutenção das instalações para maximizar sua remuneração variável, o que certamente comprometeria a adequação dessas instalações por falta de adequada manutenção.

Fonte: Gestão Estratégica / Mauro Calixta Tavares. – 3. ed. São Paulo: Atlas, 2010. P. 10.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!