Qualquer inconsistência precisará de uma justificativa.
Se seu histórico em um segmento for bom e a posição competitiva, forte, pronta para ficar mais forte, o financiador esperaria que as previsões de vendas,
ceteris paribus, excedessem as da demanda do mercado, para conquistar participação de mercado.
Se, no entanto, seu histórico não for bom e/ou sua posição competitiva atualmente for apenas razoável e as previsões de vendas ainda forem superiores às da demanda do mercado, o financiador ficaria preocupado com a aparente incoerência e precisaria saber o motivo.
Sua estratégia, destinada a reforçar a posição competitiva, apoiaria tal previsão? Ela é robusta?
O segundo elemento do Revisão do plano contextual de mercado tem a ver com as margens. Elabore outra tabela com 11 colunas (ver Figura 82.2), como segue:
Os mesmos segmentos de produto/de mercado.LucrosVendas no último ano novamente.Margem de lucro no último ano (de preferência, margem de contribuição, mas se os dados não estiverem disponíveis nesse nível de desagregação, a margem bruta serve).Lucro no último ano – contribuição (ou lucro bruto) = coluna 2 x coluna 3.Concorrência do setorIntensidade competitiva nesse segmento atualmente (baixa/média/alta) – a partir da análise das Cinco forças de Porter (ver Ferramenta 22).Intensidade competitiva ao longo dos próximos três anos – é provável que aumente, diminua ou permaneça a mesma?Previsões de lucroMargem de lucro planejada dentro de três anos.A perspectiva de um financiadorQual a probabilidade de alcançar isso? Examine a margem planejada no contexto da dinâmica do mercado a partir da perspectiva de um financiador (e se é possível alcançar a margem global de vendas para o negócio na linha inferior).A margem de lucros mais provável de sua empresa – o que um financiador estaria mais preparado para financiar:As vendas prováveis – da Figura 82.1.Seu lucro provável – coluna 9 x coluna 10.Mais uma vez, por meio dos olhos de um financiador em potencial, você deve estar à procura de consistência. Se suas previsões mostram margens achatadas dentro de um contexto de pouca mudança esperada na intensidade competitiva, elas são consistentes. O mesmo vale se mostrarem margens crescentes em um setor no qual a concorrência esteja diminuindo.
Mas se as previsões mostram margens crescentes em um setor no qual a concorrência esteja ficando mais difícil, elas são inconsistentes; não estão necessariamente erradas, mas precisam de justificativa. As razões para a melhoria de desempenho são diversas, mas podem incluir:
Melhores compras.Maior utilização.Maior produtividade.Racionalização da linha de produtos.Economias de escala (Ferramenta 25).Efeitos da curva de experiência (Ferramenta 46).Redesenho de processos de negócios (Ferramenta 57).Terceirização (Ferramenta 58).Aperto do cinto.Mas elas precisam ser coerentes, consistentes e convincentes.
Quando usá-la
Use a due diligence estratégica e a Revisão do plano contextual de mercado quando precisar ajustar a estratégia. O objetivo deve ser uma estratégia suficientemente robusta para resistir ao questionamento de uma empresa especialista em due diligence, contratada por um cliente diligente de uma firma de private equity.
Quando ter cautela
Não seja mais uma daquelas pessoas cujos traços de caráter absurdos, mas bem comuns, constam em mais detalhes no meu livro FT Essential Guide to Writing a Business Plan:
O sonhador – cujas previsões de vendas não têm relação alguma com as de demanda do mercado.O solitário – que não reconhece nenhum concorrente significativo.O mágico – cujas previsões de vendas são convincentes, mas que afirma que podem ser alcançadas a partir de uma base de custos constante, que resulta em margens ridículas.O machão – que desfila com suas previsões de “taco de hockey”.O iludido – cujo volume de vendas e previsões de custos são convincentes, mas cujos pressupostos de preços não passam de ilusões.Torne sua estratégia robusta, um plano de negócios que possa ser respaldado..
VAUGHAN (2013, p. 291/295).
Figura 82.1 Revisão das receitas contextuais de mercado
Figura 82.2 Revisão das margens contextuais de mercado
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