78 – Hot spots de inovação (Gratton)

A ferramenta

Sua organização tem uma vibração criativa? Deveria tê-la?
Seus concorrentes têm uma vibração? Você não deveria tê-la também?
Como Lynda Gratton Pergunta no livro Innovation Hot Spots: Why Some Companies Buzz with Energy and Innovation…and  Others Don’t, por que algumas empresas vibram energia, inovação e criatividade? Por que essas explosões de atividade ocorrem em algumas empresas e equipes e não em outras? Como você pode evitar o Big Freeze e, em vez disso incentivar a criação desses centros de criatividade ação e energia?
Gratton afirma que você sempre sabe quando está em um hot spot. Você se sente cheio de energia e de vida. Atmosfera fica eletrizada com a ideia se dinâmica criatividade. Os hot spots são “momentos e locais em algumas empresas e equipes em que a cooperação e colaboração inesperada acontecem, criando grande energia, produtividade e entusiasmo”.
Gratton fiz essas perguntas a 57 empresas diferentes como Adidas, Unilever, BP, Goldman Sachs, querendo saber quais eram as condições e ambientes propícios para a criação de hot spots. Ela encontrou quatro elementos essenciais para promover os hot spots:
  • mentalidade de cooperação – promovida por meio de uma cultura de reciprocidade e coleguismo.
  • Capacidade de ir além de limites – trabalhar com pessoas que têm novas ideias e estão fora de seu grupo.
  • Combustão coletiva de propósito – por meio de uma visão, desafio ou tarefa, para concentrar a energia e não permitir que ela se dissipe.
  • Alcance da capacidade produtiva – que exige habilidades de comunicação, resolução de conflitos e trabalho em equipe.
A autora mostra que os primeiros três elementos tem efeito multiplicador sobre os outros, e que a ausência de um gera grande impacto sobre a energia potencial de um hot spot. A capacidade dessa energia potencial de ser traduzida em energia produtiva – daí a inovação e a criação de valor – depende da capacidade produtiva das pessoas do hot spot emergente.
Gratton vê o papel do líder no cultivo de hot spots menos como de direcionamento e controle e mais como de orquestrador, consultor de processos e criador de redes.

Como usá-la

Sua empresa é tão inovadora quanto a concorrência? Deveria ser? Como você pode criar mais dinamismo, torna-se mais inovador? Siga a abordagem de Gratton.

Quando usá-la

Use-a quando você precisar tornar sua empresa mais inovadora.

Quando ter cautela

Isso não vai acontecer da noite para o dia. A abordagem de Gratton pode representar uma mudança cultural para sua empresa. Vá devagar, mas com constância.
VAUGHAN (2013, p. 281/282).
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