Metodologia da Pesquisa - Glossário

Letra "D"

 Informações que faltam sobre um participante ou dados registrados; devem ser descobertos e corrigidos durante a fase de preparação de dados da análise; por exemplo:

 

 

 Dados fora da amplitude ou valores extremos.

Medida de associação para dados ordinais que compensa as notas “associadas” e ajusta a direção da variável independente. 

 Dados fora da amplitude ou valores extremos.

Dados coletados pelo pesquisador para lidar com um problema específico – a questão de pesquisa.

Resultados de estudos feitos por terceiros com objetivos diferentes daqueles para os quais os dados estão sendo revisados.

Mudança em Y para a mudança de 1 unidade em X; um dos dois coeficientes de regressão.

Forma de inferência na qual as conclusões devem necessariamente partir das razões dadas; uma dedução é válida se for impossível que a conclusão seja falsa se as premissas forem verdadeiras.

Variável formulada em termos de critério específico de este ou operações, discriminando o que deve ser contado, mensurado ou reunido por intermédio de nossos sentidos.

Técnica de apoio de apresentação que usa recursos visuais de apresentação para mostrar como algo funciona.

Opiniões de especialistas reconhecidos que possuem credibilidade para o seu público em um assunto; usado como apoio ou prova.

Medida de dispersão para dados ordinais que envolve a mediana e os quartis; a mediana, mais um desvio de quartil de cada lado, engloba 50% das observações e oito  cobrem todo o conjunto de dados.

Medida de dispersão; a raiz quadrada positiva da variância; abrevia-se por DP; afetado por pontuações extremas.

 

Procedimento de divisão de dados que busca em até 300 variáveis o melhor preditor simples de uma variável dependente.

Entrevista em grupo realizada em pares (por exemplo: melhores amigos, cônjuges, superior-subordinado, desconhecidos); normalmente usada com crianças.

Apresenta relações preditivas e associativas entre constructos e indicadores em um modelo estrutural. 

Técnica visual para representar a direção e a forma de uma relação entre as variáveis.

Apresentação gráfica que representa dados de frequência em forma de gráfico de barras, ordenado do mais alto para o mais baixo, além do percentual cumulativo em cada nível de variável indicado como gráfico de linha.

Fonte secundária que define palavras, termos ou jargões característicos de uma disciplina; pode incluir informações sobre pessoas, fatos ou organizações que dão forma à disciplina; uma excelente fonte de acrônimos.

Problema ou oportunidade que exige uma decisão; um sintoma de um problema ou uma indicação inicial de uma oportunidade.

Amostragem por quota, um descritor utilizado para definir as características da amostra (por exemplo:  idade, educação, religião).

A pessoa pode se recusar a ser entrevistada ou a responder a qualquer pergunta em uma entrevista. 

Direito do patrocinador a um projeto de pesquisa adequado à questão de pesquisa, a um valor máximo para os recursos expandidos e ao manuseio de dados e de técnicas de relatório apropriado para os dados coletados. 

Direito de entrevistadores, pesquisadores, experimentadores, observadores e sujeitos de serem protegidos contra qualquer ameaça física ou psicológica.

Fonte de referência usada para identificar informações de contato (por exemplo: nome, endereço, telefone); muitos são gratuitos, mas os mais amplos são exclusivos.

 Processo computadorizado que escolhe prefixos de telefones ou blocos de prefixos e gera números dentro desses blocos para pesquisas telefônicas

Quando uma pessoa com classificação alta em uma variável obtém classificação mais baixa em outra variável, os pares de variáveis são discordantes; quando existem mais pares discordantes do que pares concordantes, a associação se torna negativa.

Variações sobre a regra de três na organização do discurso que podem incluir introdução, corpo e conclusão; introdução, três melhores pontos de apoio e conclusão; três histórias; ou, outros dispositivos com três elementos.

Técnica em um estudo de observação na qual o observador não é visto pela pessoa, para evitar modificações no comportamento do sujeito causadas pela presença do observador; isso pode ser feito com espelhos falsos, câmeras ou microfones escondidos etc.

 Conjunto de contagens de valores em ordem crescente, resultando da tabulação de incidência para cada variável por valor.

Conjunto ordenado de todos os valores para uma variável. 

Dados são de uma amostra aleatória na qual as duas variáveis são normalmente distribuídas de maneira conjunta.

Distribuição de frequência de muitos fenômenos naturais; graficamente tem a forma de uma curva simétrica. 

Padrão estatístico para descrever as distribuições de dados amostrais normalmente distribuídos; usada com estatística inferencial que normalmente pressupõe variáveis distribuídas.

Distribuição normal com mais área de cauda do que aquela encontrada em uma distribuição normal Z.

Distribuição normal de mensurações para comparação.

Projeto de estudo em que nem os pesquisadores nem os participantes sabem que estão sendo expostos a um tratamento experimental.

Fonte: Cooper, Donald R.; Schindler, Pamela S.. Métodos de Pesquisa em Administração. Edição do Kindle.

error: Conteúdo Protegido!!