Metodologia da Pesquisa - Glossário

Letra "G"

Descrição do conceito

Usa uma preponderância de evidências para pares concordantes versus pares discordantes, a fim de predizer associações; o valor gama é a redução proporcional do erro quando a previsão é feita com preponderância de evidências (valores de  -1,0 a +1,0).

Mapa para exibir variações regionais nos dados.

Processo de planejamento e gestão de um projeto detalhado por meio de tabelas e gráficos de responsabilidades e prazos; detalha a relação entre os pesquisadores, seus assistentes, patrocinadores e fornecedores; frequentemente resulta em um gráfico Gantt.

Forma de comunicação não verbal realizada com uma parte do corpo, usada no lugar de ou em combinação com a comunicação verbal; permite que o apresentador expresse uma variedade de sentimentos e pensamentos positivos e negativos.

Técnica de apresentação que permite que sejam comparadas três ou mais variáveis de uma amostra em um gráfico; tipos: coluna, fita, estrutura de fios e linha de superfície.

Técnica de apresentação estatística usada para séries temporais e distribuições de frequência ao longo do tempo.

Usa seções de um círculo (fatias de uma torta) para representar 100% de uma distribuição de frequência do que está sendo mostrado no gráfico; não é apropriado para mostrar mudanças com o decorrer do tempo.

Compara os valores observados com os esperados em uma distribuição normal.

Distribuição de frequência do tipo árvore para cada valor de dados, sem agrupar intervalos iguais.

Apresentação gráfica que demonstra frequência total, frequência de grupo e dados em série temporal; também conhecida como gráfico de camadas ou gráfico de superfície.

Técnica de apresentação estatística que representa dados de frequência com barras horizontais ou verticais; as barras verticais são mais usadas para séries temporais e classificações quantitativas (histogramas, barras empilhadas e gráficos de variáveis múltiplas são gráficos de barras especializados).

Gráfico de barras que usa símbolos pictóricos para representar dados de frequência em vez de usar barras; o símbolo tem uma associação com o sujeito da apresentação estatística e representa uma contagem específica daquela variável.

Grupo de sujeitos que não é exposto à variável independente em estudo, mas que ainda gera uma medida para a variável dependente.

Envolvimento simultâneo de um pequeno número de participantes de pesquisa (normalmente de 8 a 10) que interagem ao comando de um moderador para gerar dados sobre um determinado assunto ou tópico; amplamente usado em estudos exploratórios; a duração média é de 90 minutos a duas horas e pode ser conduzido pessoalmente, por telefone ou por videoconferência.

Tipo de grupo focal no qual os participantes usam a tecnologia da internet, incluindo e-mail, sites, grupos de notícias Use-net ou sala de bate-papo da internet, para aproximar a interação de um grupo focal face a face.

Tipo de grupo focal cujos participantes estão conectados ao moderador e entre si, por meio de modernos equipamentos de teleconferência; os participantes costumam ficar em instalações separadas de teleconferência; pode se remoto, moderado ou monitorado.

Tipo de grupo focal em que os pesquisadores usam recursos de videoconferência de uma empresa para conectar os participantes com os moderadores e observadores; diferente dos grupos de discussão por telefone, os participantes podem ver um ao outro; pode ser remotamente moderado e, em alguns locais, pode ser simultaneamente monitorada por observadores de clientes com tecnologia de internet.

Participantes de uma entrevista em grupo que têm pelo menos alguma informação desejada, mas em nível desconhecido.

Grupo de participantes composto por pessoas com uma variedade de opiniões, experiências e ações referentes a um tópico.

Grupo de participantes que consiste em pessoas com semelhança de opiniões, experiências e ações referentes a um tópico.

 

Lista de tópicos a serem discutidos em uma entrevista não estruturada (grupo focal, por exemplo); também conhecido por guia de entrevista.

 

Ver guia de debate.

Fonte: Cooper, Donald R.; Schindler, Pamela S.. Métodos de Pesquisa em Administração. Edição do Kindle.

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