Metodologia da Pesquisa - Glossário

Letra "H"

Processo de formulação sequencial de perguntas que leva o gerente ou o pesquisador do problema gerencial para questões investigativas.

Proposição formulada para um teste empírico; uma tentativa de enunciado descritivo que descreve a relação entre duas ou mais variáveis.

Existe uma diferença entre o parâmetro de amostra e a estatística de população com a qual ele foi comparado; o oposto lógico da hipótese nula usada em teste de significância. 

Ver hipótese explanatória.

Declaração indicando que as variáveis ocorrem juntas, de alguma maneira especificada, sem implicar que uma causa a outra.

Declaração indicando que as variáveis ocorrem juntas, de alguma maneira especificada, sem implicar que uma causa a outra.

Declara existência, tamanho, forma ou distribuição de alguma variável.

 Enunciado que descreve uma relação entre duas variáveis, na qual uma variável leva a um determinado efeito em outra variável.

Pressuposição de que não existe diferença entre o parâmetro da amostra e a estatística da população.

Descreve a relação entre duas variáveis com relação a algum caso; relações são correlacionais ou explanatórias.

Gráfico de barra que agrupa valores de dados contínuos em intervalos iguais com uma barra para cada intervalo; especialmente útil para revelar assimetria, curtose e padrão modal. 

Técnica de entrevista pessoal que extrai de um único participante memórias e experiências da infância até os dias atuais em relação a um produto ou categoria de serviço, marca ou empresa.

 Técnica de entrevista pessoal que solicita que os participantes relatem suas experiências e sentimentos pessoais em relação a eventos históricos ou comportamento passado.

Tipo de material de apoio usado em uma apresentação que conta os detalhes de um ato ou ocorrência ou curso de eventos; sendo mais poderosas quando envolvem experiência pessoal.

Fonte: Cooper, Donald R.; Schindler, Pamela S.. Métodos de Pesquisa em Administração. Edição do Kindle.

error: Conteúdo Protegido!!