Metodologia da Pesquisa - Glossário

Letra "L"

Técnica projetiva na qual os participantes são solicitados a ligar características funcionais a seus benefícios físicos e psicológicos, tanto reais quanto ideais.

Medida de como as frequências de uma variável nominal oferecem provas preditivas sobre as frequências de outras variáveis; os valores (variam de 0 a 1,0) mostram a direção da associação.

Leitura de uma apresentação completa.

Processo de entrada de dados por meio do qual as respostas são registradas em formulários que podem ser lidos por computador; reduz o manuseio de dados e os erros que acompanham tal manuseio.

Usa uma entrevista altamente estruturada; emprega uma ferramenta de mensuração chamada de questionário, instrumento de mensuração ou programação de entrevista.

Tipo de autoentrevista assistida por computador, na qual a pesquisa e o software de administração, em disquete de computador, são entregues ao participante por correio.

Entrevistas semiestruturadas ou não estruturadas com especialistas sobre um tópico ou dimensão de um tópico; técnica exploratória na qual especialistas compartilham suas ideias sobre assuntos ou aspectos importantes do sujeito e relacionam o que é importante no leque de experiências do sujeito; geralmente envolve uma entrevista pessoal ou telefônica.

Ato de pesquisar clientes potenciais ou atuais que deram permissão para a pesquisa, geralmente por meio de participação em painéis.

Estudo auto administrado de custo relativamente baixo enviado e devolvido pelo correio.

Comunicação de mão dupla, iniciada por um entrevistador para obter informações de um participante; face a face, por telefone ou pela internet.

Entrevista estruturada conduzida por telefone.

Protocolo de busca em banco de dados para definir uma pesquisa; normalmente inclui data, tipo de publicação e linguagem.

Suposição de análise de correlação de que a coleta de dados pode ser descrita por uma linha reta passando pelos dados agrupados.

Observação instrumento de mensuração no qual os dados observados são registrados; análogo a um questionário em um estudo de comunicação.

Questão de mensuração que representa diversas alternativas e incentiva respostas múltiplas não ordenadas; ver escala de múltipla escolha e com múltiplas respostas.

 Argumento lógico; exige evidências de apoio e técnicas analíticas que revelam e sustentam os achados e as conclusões dos pesquisadores.

Ocorre quando os participantes são informados apenas de  parte da verdade ou a verdade é totalmente omitida, a fim de  evitar viés por parte deles ou de proteger a confidencialidade  do patrocinador.

Fonte: Cooper, Donald R.; Schindler, Pamela S.. Métodos de Pesquisa em Administração. Edição do Kindle.

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