Metodologia da Pesquisa - Glossário

Letra "M"

Fonte secundária usada para identificar termos-chave, pessoas ou fatos relevantes para o problema ou a questão gerencial.

Técnica projetiva (tipo de mapeamento semântico) na qual os participantes recebem marcas diferentes e são solicitados a falar sobre suas percepções, geralmente em relação a diversos critérios. Eles também podem ser solicitados a posicionar espacialmente cada marca em um ou mais mapas semânticos.

Técnica projetiva na qual os participantes recebem um mapa com quatro quadrantes onde diferentes variáveis se encontram nos dois eixos; eles devem organizar espacialmente as marcas, componentes de produtos ou organizações nos quatro quadrantes.

Termo para os totais de linha e coluna em uma tabulação cruzada.  matriz de quota uma forma de visualizar o processo de emparelhamento.

Distribuição de dados.

Variação calculada como uma média.

Ponto central de uma distribuição de dados no qual metade dos casos fica acima e metade fica abaixo.

Base no qui-quadrado testes para detectar a força da relação entre as variáveis testadas com um teste do qui-quadrado: fi, V de Cramer e coeficiente de contingência C.

Estatística que descreve como as pontuações se agrupam ou se espalham em uma distribuição; também conhecidas como dispersão ou variabilidade (variância, desvio-  -padrão, intervalo, intervalo interquartil e desvio de quartil).

Estatística que descreve as saídas de simetria de uma distribuição; também conhecida como momentos, assimetria e curtose.

Termo para medidas de tendência central em uma distribuição de dados; ver tendência central.

Conjunto de abordagens observacionais que incentiva formas criativas e imaginativas de observação indireta, buscas em arquivo e variações nas observações simples e complexas, incluindo observação de traços físicos (erosão e acréscimo).

Técnicas estatísticas que usam mensurações de intervalo e de razão.

Ato de memorizar todos os detalhes de uma apresentação.

Atribuição de números para fatos empíricos de acordo com a regra de mapeamento.

Técnicas estatísticas que usam mensurações ordinais e de razão (não paramétricas).

 Medidas de associação entre variáveis que geram dados ordinais.

Instalações intermediárias de armazenagem que compilam informações requeridas localmente.

Ativado por internet teste de produtos usando distribuição on-line.

Teste em tempo real de um produto em parceiros de distribuição arbitrariamente selecionados.

Teste que combina serviços de distribuição de lojas, painéis de códigos de barra de consumidores e entrega de mídia em nível domiciliar.

Teste em tempo real de um produto por intermédio de canais de distribuição.

Teste de um produto que ocorre em um ambiente de pesquisa em laboratório projetado para estimular um ambiente tradicional de compras.

Teste de um produto usando uma simulação por computador de uma experiência interativa de compras.

Figura de linguagem na qual uma comparação implícita é feita entre duas coisas diferentes que, na verdade, têm alguma coisa importante em comum.

Procedimentos disciplinados para gerar pesquisa de qualidade; inclui observação direta de fenômenos; variáveis, métodos e procedimentos claramente definidos; hipóteses testadas empiricamente; a capacidade de excluir a hipótese rival; e justificativas das conclusões de forma predominantemente estatística, e não linguística.

Avalia a distância entre dois conglomerados, primeiramente encontrando o centro geométrico de cada conglomerado e depois calculando as distâncias entre os dois centros.

Ferramenta de programação para propostas de pesquisas complexas ou extensas que cita fatos importantes e tempo decorrido entre esses fatos.

Procedimento para encontrar uma reta de regressão que mantém os erros (desvios do valor real para a linha de valor) em um patamar mínimo.

Programa ou técnica de pesquisa possuído por uma só empresa; pode ter marca registrada.

Aplicação de modelos matemáticos para extrair conhecimento significativo de volumes de dados contidos em mercados de dados internos ou em depósitos de dados; o propósito é identificar padrões de dados válidos, novos, úteis e, em última análise, compreensíveis.  minigrupo entrevista em grupo envolvendo de duas a seis pessoas.

Valor que ocorre com mais frequência no conjunto de dados; os dados podem ter mais de uma moda.

Usa análise de estruturas de covariância para explicar causalidade entre constructos.

Representação de um sistema construído para estudar algum aspecto daquele sistema ou o sistema como um todo.

Entrevistador treinado usado em entrevistas em grupo, como grupos de discussão.

Classificação de coleta de dados que inclui estudos de observação e garimpagem de dados em bancos de dados organizacionais.

Situação na qual mais de duas variáveis independentes são altamente correlacionadas.

Fonte: Cooper, Donald R.; Schindler, Pamela S.. Métodos de Pesquisa em Administração. Edição do Kindle.

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