Instruções de omissão criadas para orientar ou sequenciar a resposta para outra pergunta baseada na resposta a uma questão de ramificação.
Padrão organizacional de apresentação que envolve o uso de histórias como o principal veículo para comunicar a mensagem do apresentador.
Série de sessões de grupos de discussão na qual a mesma criança pode participar de até três grupos por ano, com um intervalo de meses entre cada experiência.
Grupo de potenciais participantes que indicaram disposição em participar de pesquisas; geralmente usados para estudos longitudinais de comunicação e pode ser usado para pesquisa qualitativa e quantitativa.
Comunicação não verbal que inclui elementos vocais, como tom, altura, ritmo, pausa, timbre, ruído e modulação.
Descritores resumidos de variáveis de interesse na população (por exemplo: incidência, média, variância).
Sujeito, participante, ou elemento amostral de uma pesquisa.
Sujeito, respondente, ou elemento amostral de uma pesquisa.
Apelo ao senso de identidade, auto interesse e às emoções do público, que se baseia na conexão emocional entre o palestrante e seu público.
Alterações sutis ou importantes que ocorrem nas respostas dos participantes quando eles percebem que uma pesquisa está sendo realizada.
Questão de mensuração criada para esconder o verdadeiro objetivo da questão e do estudo.
(Exercício de imaginação) na qual os participantes são solicitados a imaginar objetos inanimados com os traços, características, atributos e personalidades de humanos.
Coeficientes de regressão padronizados, nos quais o tamanho do número reflete o nível de influência que X exerce sobre Y.
Metodologia com discussão de ideias, seguida de tentativa e erro sequencial para descobrir a solução mais eficiente para um problema; as soluções resultantes são experimentadas até que os resultados desejados sejam atingidos; usada em problemas complexos sobre os quais se tem pouca informação.
Lida com problemas ou oportunidades existentes.
Ver pesquisa pura.
Questionamento sistemático que fornece informações para orientar as decisões empresariais; o processo de determinar, adquirir, analisar, resumir e disseminar dados relevantes de administração, informações e ideias para tomadores de decisão de forma a mobilizar a organização a tomar ações apropriadas que, por sua vez, maximizem o desempenho organizacional.
Ver etnografia.
Ver exploração.
Pesquisa que objetiva resolver questões complexas de natureza teórica, com pouca influência direta sobre ações, desempenho ou decisões políticas.
Técnicas interpretativas que buscam descrever, decodificar, traduzir e desvendar o significado, não a frequência, de determinados fenômenos; uma abordagem fundamental de exploração, que inclui entrevistas detalhadas, entrevistas em grupo, observação participante, filmagem de sujeitos, técnicas projetivas, testes psicológicos, estudos de caso, etnografia de rua, entrevistas de elite, análise de documento, proxêmia e cinestesia; ver também análise de conteúdo.
Contagem precisa de algum comportamento, conhecimento, opinião ou atitude.
Cria um projeto de pesquisa único para o problema do tomador de decisão.
Empresa com experiência em metodologia de pesquisa quantitativa e qualitativa que conduz todas as fases de pesquisa, desde o planejamento até o desenvolvimento de ideias, geralmente funcionando como empresa de pesquisa e consultora.
Estabelece experiência em uma ou mais metodologias de pesquisa; tais especialidades geralmente são baseadas em metodologia, processo, segmento, grupo de participantes ou região geográfica; normalmente auxilia outras empresas de pesquisa a concluir projetos.
Conduz pesquisas, geralmente por levantamento, em intervalos regulares e predeterminados.
Conduz pesquisas, geralmente por levantamento, em intervalos regulares e predeterminados.
Software para entrada de dados que organiza os casos de dados ou registros em linhas, com colunas separadas para cada variável do estudo.
Probabilidade de cometer um erro tipo II (1 menos a probabilidade de que rejeitaremos corretamente a hipótese nula falsa).
Média da amostra; nossa melhor previsão da média desconhecida da população.
Pontos de dados que excedem +1,5 do intervalo interquartil (IIQ).
Pontuação em análise conjunta usada para representar cada aspecto de um produto ou serviço nas classificações de preferência geral de um participante.
Exibe a distância entre uma observação e a média.
Elementos sobre os quais desejamos fazer algumas inferências.
Pessoas, eventos ou registros que contêm as informações desejadas para o estudo que determinam se uma amostra ou um censo deve ser selecionado.
Elementos da população com maior probabilidade de ter as informações especificadas nas questões investigativas.
Página da internet que atua como um caminho para publicações mais remotas na internet; normalmente inclui um ou mais diretórios, ferramentas de busca e outras características para o usuário, como notícias e previsão do tempo.
Comunicação de mensagens não verbais pela forma como caminha e fica em pé.
Característica de mensuração legítima relacionada a um vasto leque de fatores de economia, conveniência e interpretação.
Considerações para determinar a validade da amostra; o grau em que as estimativas da amostra refletem a medida feita por um censo, mensurado pelo erro-padrão da estimativa – quanto menor o erro, maior a precisão da estimativa.
Atribuição de códigos para variáveis em um estudo e registro deles em um questionário; elimina uma página de códigos separada.
Quando pegamos os valores observados de X para estimar ou predizer os valores correspondentes de Y; ver também análise de regressão.
Processos que asseguram a acurácia dos dados e sua conversão da forma de dados brutos para categorias apropriadas para análise; inclui edição, codificação e entrada de dados.
Princípio de elaboração segundo o qual o apresentador deve conceitualizar os materiais de apoio visual no papel antes de compor as versões digitais.
Série de exercícios criativos e mentais para preparar os participantes para entrevistas individuais ou de grupo, como entrevistas pessoais ou grupos de discussão; pretende aumentar o entendimento dos próprios processos de pensamento dos participantes e traz à tona suas ideias, opiniões e atitudes.
Avaliação das questões e instrumentos antes de começar um estudo; prática estabelecida para descobrir erros nas perguntas, na sequência das perguntas, nas instruções, nas direções de omissão etc.; ver também teste-piloto.
Duas propriedades têm de diferir em grande quantidade para as diferenças serem identificadas pelo público.
Seu público irá esperar que qualquer coisa sobre a qual fale, demonstre ou mostre em sua apresentação transmita informações importantes.
Somente informações compatíveis com o nível de conhecimento do público devem ser usadas em uma apresentação.
O público não consegue processar grandes quantidades de informação de uma só vez.
Seu público agrupará itens automaticamente, mesmo que você não forneça esses agrupamentos; isso facilita a absorção e a armazenagem de grandes quantidades de informação.
Apenas informações críticas para o entendimento devem ser apresentadas.
Atenção de seu público é atraída a grandes diferenças perceptíveis.
Problema que envolve questões complexas e não pode ser expresso fácil, concisa ou integralmente.
Sequência de passos claramente definidos em uma pesquisa.
Lista de questões usada em uma entrevista estruturada; também conhecida por questionário.
Esquema que serve para realizar objetivos e responder a perguntas.
Projeto no qual a exploração é um estágio distinto que precede um projeto descritivo ou causal.
Relato após o fato sobre o que aconteceu com a variável mensurada.
Número de elementos na população que pertencem à categoria de interesse, dividido pelo número total de elementos na população.
Porcentagem de elementos na distribuição que atendem a um critério.
Declaração sobre conceitos que podem ser julgados como verdadeiros ou falsos se a referência for fenômenos observáveis.
Explícita ou oculta dos autores da fonte secundária de informação; um dos cinco fatores usados para avaliar uma fonte secundária.
Sugestão de um pesquisador externo para fazer uma pesquisa.
Prospecto, resumo, declaração de intenção ou rascunho de plano para um projeto de pesquisa, incluindo o orçamento proposto.
Solicitada proposta feita em resposta a um briefing de pesquisa.
Características dos objetos medidos; as propriedades de uma pessoa são seu peso, altura, postura, cor dos cabelos etc.
Estudo do uso de espaço; estudo da forma pela qual as pessoas organizam o território ao seu redor e como mantêm distâncias discretas entre si e as demais pessoas.
Um índice de similaridade ou diferença percebida entre objetos.
Características e antecedentes das pessoas ou grupos para os quais a fonte Secundária foi criada; um dos cinco fatores usados para avaliar o valor de uma fonte secundária.