Metodologia da Pesquisa - Glossário

Letra "Q"

Técnica projetiva em que os participantes são solicitados a escrever o diálogo para uma figura semelhante a uma charge.

Ver questão de resposta livre.

Questão de mensuração que identifica participante, entrevistador, local da entrevista e condições (dados nominais).

Questão de mensuração que apresenta aos participantes um conjunto fixo de escolhas por variável.

Questão de mensuração que apresenta ao participante o contexto das respostas estruturadas para ele; também conhecida por questão aberta, questão de resposta livre (dados nominais, ordinais e de razão).

Questão de mensuração que aborda as questões investigativas de um determinado estudo; pode ser questão estruturada ou não estruturada.

Combinação de palavras-chave e conectores, operadores, limitadores e abreviação com mecanismos de frase usada para conduzir pesquisas eletrônicas de fontes de dados secundários; também conhecida por declaração de busca.

Tipo de questão de mensuração que fornece variáveis sócio-demográficas para agrupar respostas de participantes (dados nominais, ordinais, intervalares ou de razão).

Pergunta para qualificar o conhecimento do participante sobre as questões-alvo de interesse ou experiência necessária para participar.

Questão de mensuração que solicita ao participante comparar e ordenar dois ou mais objetos ou propriedades usando uma escala numérica.

Questão de mensuração que oferece mais de duas categorias de resposta, mas busca uma única resposta.

Questão de mensuração que inclui duas ou mais questões em uma que o participante pode precisar responder de forma diferente; uma questão que exige tanto conteúdo que seria melhor fazer questões separadas.

 

Questão que pede para o participante posicionar cada propriedade ou objeto em um contínuo verbal, numérico ou gráfico.

Hipótese escolhida que melhor informa o objetivo da pesquisa; a resposta a essa questão daria ao gerente a informação necessária para tomar uma decisão em relação ao problema gerencial.

Tipo de pergunta de mensuração na qual o participante escolhe as palavras para estruturar a resposta; também conhecida como questão aberta (dados nominais, ordinais ou de razão).

Ver questão de filtro.

Pergunta de mensuração que possui duas respostas mutuamente excludentes e exaustivas (dados nominais).

Problema gerencial redefinido em forma de pergunta; separado em “escolha de objetivos”, “geração e avaliação de soluções” ou “solução de problema ou controle de uma situação”.

Questão de mensuração cuja redação sugere ao participante a resposta desejada (dados nominais, ordinais, intervalares ou de razão).

Sequência de questões de mensuração determinada pela resposta anterior do participante; a resposta a uma questão pressupõe que outras questões foram feitas ou respondidas e direciona o participante a responder questões específicas que seguem e omitem outras; as questões ramificadas determinam o sequenciamento das questões.

Tipo de questão de mensuração que apresenta aos participantes um conjunto fixo de escolhas (dados nominais, ordinais ou intervalares).

Instrumento entregue ao participante, por meios pessoais (interceptação, telefone) ou não pessoais (por computador ou por correio), preenchido por ele.

Entregue ao participante por meios pessoais (intercepção) ou não pessoais (por computador ou por correio), completado pelo participante sem contato adicional com o entrevistador.

Instrumento de mensuração entregue e coletado via internet; o processamento de dados é contínuo. Existem duas opções atualmente: soluções exclusivas, oferecidas por empresas de pesquisa, e softwares para pesquisadores que possuam conhecimento e habilidades necessários; também conhecido por levantamento on-line, questionário on-line, levantamento por internet.

Questão de mensuração neutra projetada basicamente para estabelecer afinidade com o participante (geralmente dados nominais).

Questões que o pesquisador deve responder para dar uma resposta satisfatória à questão de pesquisa; o que o gerente acha que deve saber para chegar a uma conclusão sobre o problema gerencial.

Perguntas feitas aos participantes ou as observações que devem ser registradas.

Questões formuladas e testadas por outros pesquisadores, registradas na literatura, podendo ser aplicadas literalmente ou adaptadas para o projeto atual.

Questões de mensuração formuladas especificamente para um determinado projeto de pesquisa.

Fonte: Cooper, Donald R.; Schindler, Pamela S.. Métodos de Pesquisa em Administração. Edição do Kindle.

error: Conteúdo Protegido!!