Metodologia da Pesquisa - Glossário

Letra "R"

Base da boa pesquisa, tem por fundamento encontrar premissas corretas, testar as conexões entre seus fatos e pressuposições, fazendo afirmações com base em provas adequadas.

Sistemas de computador programados para registrar respostas verbais às perguntas.

Programas que transferem texto impresso para arquivos de computador a fim de editar e usar esses textos sem ter que digitá-los novamente.

Software que usa uma interface no estilo de planilha para ler e processar dados de formulários criados pelo usuário.

Medidas de associação usadas com tabelas de contingência (também conhecida como tabulação cruzada) para prever frequências.

Área entre duas regiões de rejeição baseada em um nível de significância escolhido (teste bicaudal) ou a área acima/abaixo da região de rejeição (teste uni caudal).

Área além da região de aceitação estabelecida pelo nível de significância.

Conjunto de campos de dados que estão relacionados, geralmente por sujeito ou participante; representado por linhas em uma planilha ou banco de dados estatístico; também conhecido como caso de dados, registro de dados.

Regras de codificação para atribuição de números ou outros símbolos a cada variável; também conhecido como esquema de codificação.

Critério para julgar a atratividade de duas ou mais alternativas quando usamos uma variável de decisão.

Dispositivo de organização de apresentação que usa trios, ternos ou tríades na organização de apoio a um argumento.

Variar o conteúdo da apresentação com intervalos de 10 minutos com vídeos, demonstrações, perguntas e outros meios para permitir que o cérebro evite tédio/cansaço e procure novos estímulos.

Método com qual os fotógrafos compõem suas fotografias no visor com linhas de mira reais ou imaginárias que dividem o campo de visão em terços, vertical e horizontalmente para criar um visual equilibrado.

Esquema para atribuir números ou símbolos para representar aspectos de um fato empírico.

Ferramenta descritiva usada para desenvolver uma equação estimativa de auto ponderação por meio da qual prevemos valores para uma variável dependente a partir  dos valores das variáveis independentes; controlar as variáveis  de confusão para avaliar melhor a contribuição de outras variáveis; testar e explicar uma teoria causal.

Princípio de elaboração que encoraja o uso de técnicas visuais que permitem que o público perceba as relações entre os elementos e sinta quais informações combinam.

Relação na qual postulamos que a mudança em uma variável (VI) é responsável pela mudança em outra variável (VD).

Ocorre quando duas variáveis mutuamente se influenciam ou reforçam uma a outra.

Ocorre quando duas variáveis variam juntas, mas sem causa.

Outro termo para a apresentação oral; ele começa com uma breve declaração que define o estágio para o corpus dos achados e explica a natureza do projeto, como surgiu e o que tentou fazer. Ele é seguido de uma discussão sobre os achados que o apoiam. Quando apropriado, as recomendações são declaradas no terceiro estágio.

Documento que descreve o projeto de pesquisa, seus resultados, análise dos resultados, interpretações, conclusões e, por vezes, recomendações.

Relatório escrito para gerentes ou clientes sem conhecimento técnico.

Relatório escrito para um público de pesquisadores.

Processo de repetir um experimento com grupos de sujeitos e condições diferentes para determinar o efeito médio da VI entre pessoas, situações e períodos de tempo.

Diferença entre o valor da reta de regressão de Y e o valor real de Y; o que permanece depois que a reta de regressão é ajustada.

Medida estatística relativamente não afetada pelos fatores externos ao conjunto de dados; por exemplo: mediana e quartil.

Seleção dos participantes é limitada a alternativas específicas fornecidas; também conhecida por resposta fechada.

Respostas dos participantes são limitadas apenas por espaço, desenho, instruções ou tempo; normalmente estratégias de resposta livre ou de “preencher”.

Fenômeno em que as pessoas alteram seu comportamento devido à presença do observador.

Resposta fornecida pelos participantes quando eles não têm conhecimento suficiente, orientação ou disposição para responder à pergunta.

A mediana, os quartis superior e inferior e as maiores e menores Observações de uma distribuição de variável.

Resumo informativo que fornece as informações essenciais da proposta, sem detalhes.

Este documento é o último elemento de um relatório escrito de pesquisa e é um resumo conciso dos principais resultados, conclusões e recomendações, ou pode ser um mini relatório, cobrindo todos os aspectos de forma abreviada.

Sobre investimento (ROI) o cálculo do retorno financeiro para todos os gastos organizacionais.

Estudos recentes ou historicamente importantes, dados da empresa ou relatórios do segmento que atuam como base para o estudo proposto.

 Índice no qual uma página impressa apresenta informações para o leitor; deve ser mais lento quando o material é complexo, mais rápido quando o material é simples.

Correlaciona as pontuações entre duas variáveis ordenadas; uma medida ordinal de associação.

Análise dos componentes principais, técnica usada para assegurar uma visão mais simples e interpretável das relações entre fatores e variáveis.

Versão escrita de uma introdução, argumentos, conclusão e recomendações usadas na preparação de uma apresentação.

Conteúdo da sanfona

ver redução proporcional de erro.

Fonte: Cooper, Donald R.; Schindler, Pamela S.. Métodos de Pesquisa em Administração. Edição do Kindle.

error: Conteúdo Protegido!!