Metodologia da Pesquisa - Glossário

Letra "R"

Tabela de tabulação cruzada feita para teste estatístico, em que o teste determina se as variáveis de classificação são independentes.

Apresenta códigos de valores crescentes, com colunas para contagem, percentual, percentual de valores faltantes e percentual cumulativo.

Técnica para comparar dados de duas ou mais variáveis categóricas.

Atividades específicas e programadas que executam uma estratégia.

Medida de associação que usa tabelas marginais para reduzir erros de predição, com medidas de 0 a 1,0 refletindo o percentual de erro estimado para predição de uma variável com base em outra variável.

Ajuste de gama para dados ordinais que considera pares “associados”, e não apenas pares discordantes e concordantes (valores de -1,0 a +1,0); mais bem utilizado com tabelas quadradas (uma das medidas mais amplamente usadas para dados ordinais).

Refinamento de gama para dados ordinais que considera pares “associados”, e não apenas pares discordantes e concordantes (valores de -1,0 a +1,0); útil para tabelas de qualquer tamanho (uma das medidas mais amplamente usadas para dados ordinais).

Entrevista individual em profundidade que revela as atitudes e percepções escondidas ou suprimidas dos participantes fazendo com que expliquem as imagens coletadas e a relação de cada imagem com o tópico em estudo.

Técnica de entrevista pessoal que envolve questões feitas em sequência para revelar, em forma narrativa, o que fez com que um incidente tenha sido estudado; exatamente o que a parte observada fez ou não que foi particularmente eficaz ou ineficaz; o resultado dessa ação; e por que essa ação foi eficaz ou que ação mais eficaz poderia ser esperada.

Técnicas nas quais estão presentes critério ou variáveis dependentes e previsores ou variáveis independentes (por exemplo: regressão múltipla, MANOVA, análise discriminante).

Técnicas que não possuem critérios ou variáveis dependentes e preditores ou variáveis independentes (por exemplo: análise fatorial, análise de conglomerados, escalonamento multidimensional).

Métodos qualitativos que incentivam o participante a revelar atitudes, ideias, emoções e motivos escondidos ou suprimidos; várias técnicas (por exemplo: testes de completar frases, testes de quadrinhos ou balões, testes de associação  de palavras) são usadas como parte de uma entrevista para disfarçar o objetivo do estudo e permitir ao participante transferir  ou proteger atitudes e comportamentos sobre questões confidenciais em relação a terceiros; os dados coletados por meio  dessas técnicas são normalmente difíceis de interpretar (dados  nominais, ordinais ou de razão).

Coleta de dados não quantitativos usada para aumentar o entendimento de um tópico.

Ocorre porque o participante está relutante em fazer julgamentos extremos, geralmente devido à falta de conhecimento.

Medida de localização, mais comumente a média, a mediana e a moda.

Medidas repetidas tiradas do mesmo sujeito ou participante.

Amostras suficientemente grandes (ou seja, n = 30+), as médias de amostras coletadas repetidamente serão distribuídas ao redor da média da população aproximadamente em uma distribuição normal.

Conjunto de conceitos, definições e proposições sistematicamente inter-relacionados usado para explicar ou predizer fenômenos (fatos), as generalizações que fazemos sobre as variáveis e as relações entre as variáveis.

Técnica de entrevista pessoal na qual a análise dos dados acontece simultaneamente com sua coleta, com o objetivo de desenvolver conceitos ou teorias gerais para análise de dados.

Conteúdo da sanfona

Desvios dos valores reais de Y a partir da reta de regressão (representando o valor médio de Y para um determinado valor de X).

Teste não direcional para rejeitar a hipótese nula de que o parâmetro amostral seja maior ou menor do que a estatística da população.

Compara as médias do grupo após encontrar um teste F estatisticamente significativo.

 

Experimento controlado conduzido em um mercado cuidadosamente escolhido (por exemplo: site, loja, cidade ou outro local geográfico) para mensurar a resposta do mercado e prever vendas e lucratividade de um produto.

Técnica projetiva na qual se mostra uma figura aos participantes (geralmente uma fotografia ou um desenho), que são solicitados a descrever como a pessoa na figura se sente e pensa.

Coleta de dados conduzida para detectar pontos fracos no projeto e na instrumentação e para fornecer dados representativos para seleção de uma amostragem de probabilidade; ver também pré-teste.

Teste paramétrico para determinar a significância estatística entre uma média de distribuição amostral e um parâmetro de população, quando o desvio-padrão da população é desconhecido e o desvio-padrão da amostra é usado como valor aproximado.

Teste paramétrico usado para determinar a significância estatística entre uma média de distribuição amostral e um parâmetro da população; emprega a distribuição Z.

Teste de significância usado para mensurações nominais e ordinais.

Conteúdo da sanfona

Testes paramétricos e não paramétricos usados quando as mensurações são feitas a partir de duas amostras não relacionadas (teste Z, teste t, qui-quadrado etc.).

Testes paramétricos e não paramétricos usados quando as mensurações são feitas de amostras estreitamente relacionadas ou quando os fenômenos são mesurados duas vezes na mesma amostra (teste t, teste McNemar etc.).

Amostras relacionadas compara medidas de mais de dois grupos da mesma amostra ou mais de duas medidas do mesmo sujeito ou participante (ANOVA para medidas de intervalo ou de razão, Friedman para medidas ordinais, Cochran Q para medidas nominais).

Amostras independentes testes de significância em que as medidas são tomadas de três ou mais amostras (ANOVA para medidas de intervalo ou razão, Kruskal-Wallis para medidas ordinais, qui-quadrado para medidas nominais).

Ver teste de comparação múltipla.

Testes que envolvem mensurações de apenas uma amostra comparada com uma população específica.

Testes de significância para dados derivados de mensurações nominais e ordinais.

Testes de significância que usam dados derivados de mensurações de intervalo e de razão.

Tipo de observação que coleta mensurações de dados de desgaste (erosão) e dados de acréscimo (depósito), em vez de observação direta (um estudo de lixo, por exemplo).

Fator experimental ao qual os participantes são expostos.

Variável independente manipulada.

Entrevista em grupo envolvendo três pessoas.

Projeto de pesquisa que combina diversos métodos qualitativos com métodos quantitativos; o mais comum são QUAL/QUANT simultâneas em ondas múltiplas ou simples, QUAL-QUANT sequencial ou QUANT-QUAL, QUAL-QUANT-QUAL sequencial.

Protocolo de busca que permite usar um símbolo (geralmente “?” ou “*”) que substitui um ou mais caracteres ou letras em uma palavra ou no final da palavra.

Fonte: Cooper, Donald R.; Schindler, Pamela S.. Métodos de Pesquisa em Administração. Edição do Kindle.

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