Metodologia da Pesquisa - Glossário

Letra "V"

Medida de associação para variáveis nominais não paramétricas usada para tabelas qui-quadrado maiores que 2 × 2; não fornece direção da associação, não reflete causa e varia de 0 a 1,0.

Característica de mensuração relacionada a uma medida de teste que o pesquisador realmente deseja mensurar; as diferenças encontradas com uma ferramenta de mensuração refletem as verdadeiras diferenças entre os participantes selecionados de uma população.

Grau em que um instrumento de pesquisa está apto a medir ou inferir a presença de uma propriedade abstrata.

Grau em que um instrumento de pesquisa fornece cobertura adequada das questões investigativas.

Sucesso de medidas usadas para predições ou estimativas; os tipos são preditivos e concorrentes.

Ocorre quando uma relação causal observada pode ser generalizada entre pessoas, ambientes e épocas.

Capacidade do instrumento de pesquisa de mensurar o que ele deve mensurar; ocorre quando a conclusão tirada sobre uma relação experimental demonstrada realmente implica causa.

Ver validade de critério.

Ponto(s) divisor(es) entre a região de aceitação e a região de rejeição; esses valores podem ser calculados em termos de variável aleatória padronizada devido à distribuição normal de médias de amostra.

Comunica quantas unidades de desvio padrão um determinado caso está acima ou abaixo da média; criado para melhorar a compatibilidade entre as variáveis que vêm de escalas diferentes e precisam de comparação; inclui manipulações lineares e transformações não lineares.

Probabilidade de observar um valor de amostra tão extremo quanto, ou mais extremo que, o valor realmente observado, considerando que a hipótese nula é verdadeira.

Ver valor-padrão.

Termo para medidas de dispersão dentro de um conjunto de dados.

Medida de dispersão de pontuação em relação à média; calculada como os valores de desvio ao quadrado a partir da média da distribuição de dados; quanto mais alta a dispersão de valores, maior a variação no conjunto de dados.

Variação que faz com que as mensurações tenham assimetria para alguma direção. 

 

Duas ou mais variáveis que são confundidas quando seus efeitos sobre uma variável de resposta não podem ser distinguidos entre si.

Característica, traço ou atributo mensurado; um símbolo ao qual se atribuem valores; inclui diversos tipos diferentes: variável contínua, de controle, de decisão, dependente, dicotômica, discreta, dummy, simulada, estranha, independente, interveniente e moderadora.

Ver variável.

Variável introduzida para ajudar a interpretar a relação entre as variáveis.

Característica, um atributo ou um resultado quantificável em que será baseada uma decisão.

Variável mensurada, prevista ou monitorada pelo pesquisador; pode ser afetada pela manipulação da variável independente, também conhecida por variável de critério.

Ver variável independente.

Variável nominal convertida para uso em estatística multivariada; codificada como 0,1, enquanto todas as outras variáveis devem ser medidas de intervalo ou de razão.

Variável para considerar (porque tem pouco efeito ou porque seu impacto é aleatório) ou excluir de um estudo de pesquisa.

Variável manipulada pelo pesquisador, que causa um efeito ou mudança na variável dependente.

Fator que teoricamente afeta o fenômeno observado, mas não pode ser observado, medido ou manipulado; seu efeito deve ser inferido dos efeitos das variáveis independentes e moderadoras na variável dependente.

Segunda variável independente que é incluída porque pode ter uma contribuição significante ou um efeito contingente na relação original entre VI e VD.

Princípio de elaboração de acordo com o qual os materiais de apoio visual devem ser de um tamanho e estar em uma posição durante a apresentação que facilite a capacidade do público.

Técnica projetiva (exercício de imaginação) em que os participantes são solicitados a presumir que são alienígenas e estão se deparando com o produto pela primeira vez; eles devem descrever as reações, questões e atitudes em relação à compra ou reteste.

Processo de desenvolvimento e organização de materiais de apoio que ajudem o público a compartilhar seu entendimento dos dados.

Processo de visualização dos dados agregados em dimensões múltiplas para obter um entendimento mais aprofundado.

Hierarquias de assuntos cuidadosamente definidas, usadas para pesquisar alguns bancos de dados bibliográficos.

Fonte: Cooper, Donald R.; Schindler, Pamela S.. Métodos de Pesquisa em Administração. Edição do Kindle.

error: Conteúdo Protegido!!