Os críticos têm questionado a natureza um tanto repetitiva do componente V, da categorização VRIN. “Os recursos podem criar valor para o acionista se forem valiosos” é uma redundância, mas a situação muda de figura se a frase “se forem valiosos” for substituída por “se reforçarem a posição competitiva”.
Outros críticos afirmam que é difícil conceber e encontrar recursos V,R,I,N. O modelo diz pouco sobre como os recursos e capacidades mudam ao longo do tempo.
A principal crítica se aplica a todos os pontos de vista com base em recursos para o desenvolvimento da estratégia. Eles sugerem que uma empresa com os recursos adequados pode ter sucesso em qualquer setor, independentemente da intensidade competitiva. Mesmo que a demanda do mercado esteja caindo, os concorrentes estejam travando uma guerra de preços, incapazes de sair devido a altas Barreiras, e potenciais concorrentes da Ásia estejam batendo à porta, a empresa com recursos VRIN pode ser rentável? É improvável.
A visão de foco interno baseada em recursos é mais eficaz se aliada à visão de Porter, de setor/mercado com foco externo, antes de tirarmos conclusões estratégicas.
VAUGHAN (2013, p. 245/247).
Figura 65.1
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