65 – Recursos estrategicamente distintivos (Barney)

A ferramenta

Os recursos de sua empresa são estratégicos? Valiosos? Eles são inimitáveis e insubstituíveis?
A visão da estratégia baseada em recursos, concebida inicialmente por Edith Penrose, em 1954, mas redescoberta quatro décadas depois, voltou a cena na década de 1990. Jay Barney foi um dos primeiros e principais proponentes.
Essa visão enfatiza a competitividade interna de uma empresa, envie as do posicionamento externo, na determinação da vantagem competitiva sustentável. É mais uma perspectiva de dentro para fora que de fora para dentro, mas orientada para a oferta que para a demanda.
Barney argumenta que, para construir uma vantagem competitiva sustentável, uma empresa deve ter recursos caracterizados por quatro atributos: Devem ser valiosos, raros, inimitáveis e insubstituíveis – ver figura 65.1:
  • Valiosos – eles precisam ter valor demonstrável e permitir o reforço da posição competitiva e/ou da exploração de oportunidades de mercado (ou mitigação de riscos de mercado).
  • Raros – não devem ser de propriedade da maioria dos concorrentes, mas de poucas empresas ou somente na sua. Se muitos players forem donos do recurso, a vantagem competitiva não será sustentável.
  • Inimitáveis – não podem ser facilmente imitados pelos concorrentes, ou a vantagem não será sustentável. Entre as Barreiras à imitação estão:
  • Localização distintiva – por exemplo, as condições atmosféricas únicas de San Daniele del Fríuli, no norte da Itália, para fabricar o prosciutto crudo escuro e doce.
  • Dependência do caminho – a empresa adquiriu o recurso como resultado de sua história e experiência distinta, e o recurso não pode ser repicado com facilidade ou de forma alguma.
  • Ambiguidade causal – a ligação entre o recurso e vantagem competitiva sustentável não é evidente para a concorrência, que não tem certeza de qual recurso deve tentar imitar – os concorrentes de muitos negócios da Virgin enfrentam essa dificuldade.
  • Complexidade social – O recurso de uma empresa foi criado por causa de interações sociais complexas, seja dentro da empresa, por meio dos administradores e funcionários ou entre a empresa e clientes, fornecedores e outras stakeholders.
  • Insubstituível – os recursos não devem ser facilmente substituíveis. Mesmo se o recurso for raro ou inimitável, se pudesse ser substituído por outro que compra mais ou menos a mesma finalidade, a posição competitiva sustentável ficará comprometida, e os preços cairão.
  • Barney defende que uma empresa deve possuir recursos dentro desses quatro atributos para construir vantagem competitiva sustentável. A ausência de qualquer tributo torna o recurso insustentável.

    Como usá-la

    Una o modelo VRIN de Barney a abordagem de Grant para desenvolvimento de estratégia baseada em recursos, conforme estabelecido na ferramenta 30 e resumido a seguir:
  • Identifique seus recursos estrategicamente distintivos.
  • Avalie os em relação a adesão ao modelo VRIN:
  • Avalie a importância relativa
  • Avalie os pontos Fortes relativos
  • Reúna os dados da avaliação
  • Desenvolva as implicações para a estratégia.
  • Em princípio, você deve investir nos recursos VRIN para obter e defender a vantagem competitiva sustentável.

    Quando usá-la

    use a na estratégia corporativa ou estratégia de negócios para ajudar a avaliar quais recursos são verdadeiramente estratégicos e merecem investimento.

    Quando ter cautela

    Os críticos têm questionado a natureza um tanto repetitiva do componente V, da categorização VRIN. “Os recursos podem criar valor para o acionista se forem valiosos” é uma redundância, mas a situação muda de figura se a frase “se forem valiosos” for substituída por “se reforçarem a posição competitiva”.
    Outros críticos afirmam que é difícil conceber e encontrar recursos V,R,I,N. O modelo diz pouco sobre como os recursos e capacidades mudam ao longo do tempo.
    A principal crítica se aplica a todos os pontos de vista com base em recursos para o desenvolvimento da estratégia. Eles sugerem que uma empresa com os recursos adequados pode ter sucesso em qualquer setor, independentemente da intensidade competitiva. Mesmo que a demanda do mercado esteja caindo, os concorrentes estejam travando uma guerra de preços, incapazes de sair devido a altas Barreiras, e potenciais concorrentes da Ásia estejam batendo à porta, a empresa com recursos VRIN pode ser rentável? É improvável.
    A visão de foco interno baseada em recursos é mais eficaz se aliada à visão de Porter, de setor/mercado com foco externo, antes de tirarmos conclusões estratégicas.
    VAUGHAN (2013, p. 245/247).
    Figura 65.1 recursos VRIN
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